Acessibilidade  |      

Estudantes de escolas públicas participam da 'Semana Consumo Seguro'

Estudantes de escolas públicas estaduais de João Pessoa e Cabedelo participaram, na manhã desta quinta-feira (17), do ciclo de palestras sobre pirataria promovido pelo Ministério Público da Paraíba, através do Programa de Proteção de Defesa do Consumidor (MP-Procon), dentro da programa da 'Semana Consumo Seguro'. As palestras foram realizadas na Escola Técnica de Mangabeira.

O primeiro palestrante foi o representante do Sindireceita, Moisés Hoyos, que falou sobre a importância de cobrar a nota fiscal, na hora da compra, para impedir que impostos sejam sonegados. Ele abordou ainda os direitos (à vida, saúde e educação) e os deveres (cumprir as leis, cuidar do meio ambiente) que todo cidadão tem.

Moisés explicou ainda os conceitos de falsificação, de contrafação, de contrabando e receptação, apontando os prejuízos trazidos pela pirataria como sonegação, a corrupção e a perda de mercado, destacando ainda que os consumidores que compram produtos piratas ou falsificados fazem parte da engrenagem.

Na segunda palestra, a agente da Polícia Rodoviária Federal Nadja Maryelle, falou sobre medicamentos irregulares, entre eles, aqueles que não têm registro na Anvisa, os falsificados, os que têm a comercialização proibida no Brasil e são traficados. Entre os principais medicamentos falsificados estão os anorexígenos, para disfunção erétil e os anabolizantes.

A 'Semana Consumo Seguro' acontece até esta sexta-feira (18), com o objetivo de prevenir de acidentes de consumo, abordando a falsificação de produtos e seus impactos negativos junto a sociedade.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */