Acessibilidade  |      

“Indústria” da falsificação de medicamentos chega a movimentar 75 bilhões de dólares em todo o mundo

O crime organizado que envolve a falsificação de medicamentos contabiliza, anualmente, cerca de 75 bilhões de dólares em todo o mundo. O número alarmante foi demonstrado, na manhã desta quinta-feira (19), pelo norte-americano Grant Lindman, diretor e membro da Global Anti-Counterfeiting Operations (Gaco) da Eli Lilly and Company.

Lindman proferiu a palestra 'The threat of counterfeit medicine' (Os perigos da contrafação de medicamentos) na manhã do primeiro dia do 'IV Congresso Internacional de Direito do Consumidor na Paraíba', promovido pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (MP-Procon), em parceria com a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e com o Centro Universitário de João Pessoa (Unipê).

O evento deste ano, aberto na manhã desta quinta-feira no auditório do Unipê, em João pessoa, tem como tema 'Prevenção de Acidentes de Consumo no Contexto da Segurança Humana'. Na capital, o Congresso acontece nos dias 19 (quinta-feira) e 20 (sexta-feira). Em Campina Grande, o evento ocorre em um só dia (na sexta-feira, 20) no auditório da Faculdade Maurício de Nassau.

De acordo com o palestrante, os falsificadores nem se importam com o que está dentro dos medicamentos (pós de giz, farelo de tijolo, arsênico etc.), mas sim com a aparência para atrair os compradores, pessoas doentes e que estão precisando do remédio. “Eles fabricam em vários locais diferentes e espalham o medicamento falsificado pelo mundo”, disse o palestrante.

Ele também destacou que hoje o maior canal de comercialização dos medicamentos falsificados está na internet. São cerca de 35 mil “vendedores” de remédio falsificado on-line, gerando para alguns deles algo próximo dos 2 milhões de dólares por mês.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */