Acessibilidade  |      

Direito à saúde e segurança é debatido em congresso de direito do consumidor

O direito à saúde e segurança no uso de medicamentos foi tema de palestra na tarde desta quinta-feira (19), no 'IV Congresso Internacional de Direito do Consumidor na Paraíba'. A palestra foi ministrada pelo diretor do Departamento de Direito Civil da Universidade de Granada, Guillermo Orozco.

O palestrante destacou que a segurança é um direito básico, ligado ao direito à saúde, que supõe uma política ativa dos poderes públicos. Entre os aspectos relacionados à segurança, ele ressaltou o direito à informação verídica, à fabricação e comercialização dos produtos dentro das normas técnicas e o requisito legal prévio.

Guillhermo Orozco afirmou que o produto pode ser inseguro por falta de informação, que deve ser prévia, adequada e suficiente.

Sobre medicamentos falsificados, o professor espanhol asseverou que a falsificação pode ocorrer quanto à identidade, origem e história. O medicamento falso pode não conter o princípio ativo ou contê-lo em excesso, pode ser adulterado ou contaminado.

Ele citou erros que pacientes podem cometer por causa de embalagens ou nomes de medicamentos parecidos. Outro problema destacado pelo palestrante foi o comércio eletrônico de medicamentos falsificados.

O congresso está sendo promovido pela instituição por meio do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (MP-Procon) em parceria com a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e com o Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e tem como tema 'Prevenção de Acidentes de Consumo no Contexto da Segurança Humana'.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */