Acessibilidade  |      

Trabalho de agência espanhola de proteção à saúde é apresentado em congresso

O trabalho da Agência Espanhola de Proteção à Saúde no Esporte (AEPSAD) no combate ao consumo ilícito de medicamentos e suplementos alimentares por parte dos desportistas foi apresentado conselheiro técnico Carlos David Méndez, durante o 'IV Congresso Internacional de Direito do Consumidor na Paraíba', que ocorre no auditório do Unipê, na Capital.

O conselheiro explicou que a agência é um órgão público responsável pelas políticas estatais de proteção à saúde no esporte, especialmente no que diz respeito ao combate ao doping. Ele pontuou que a agência atua em todos os níveis, incluindo os medicamentos e suplementos alimentares.

De acordo com o palestrante, as substâncias proibidas são usadas no esporte, em geral, para melhorar rendimento, aumentar massa muscular e melhorar o aspecto físico. Ele destacou que a agência luta contra o doping e pela proteção do desportista limpo.

Em relação aos suplementos, o conselheiro técnico da AEPSAD abordou os estimulantes e anabolizantes, dos que são vendidos legalmente. Em relação aos ilegais, existem os anorexígenos, por exemplo. Citando uma pesquisa realizada nos Estados Unidos que detectou em 634 suplementos, em 15% deles havia esteroides anabolizantes.

Ele destacou ainda o uso de medicamentos com princípios ativos ainda em investigação. Para o conselheiro, eles são perigosos porque não existem estudos suficientes para garantir sua segurança e eficácia.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */