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“Empresa só vê o cliente como consumidor, quando ele pode causar prejuízo”, diz palestrante de evento do MPPB

O espanhol Juan Manoel Fernandes, mestre pela Universidade de Granada, na Espanha, proferiu na tarde desta sexta-feira (20) a palestra “El amparo del consumidor a través de la empresa. El concepto 'Friendly business'” = “Proteção do consumidor através da empresa. O conceito de 'Friendly business'”.

A palestra integrou a programação do 'IV Congresso Internacional de Direito do Consumidor na Paraíba', no auditório do Unipê, em João Pessoa, promovido pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (MP-Procon), em parceria com a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e com o Centro Universitário de João Pessoa (Unipê).

No momento atual, o consumidor requer uma proteção maior do que já existe”, afirmou o palestrante, explicando: “Estamos subordinados à vontade dos empresários”. Ele explicou que o cliente não é considerado como consumidor pelas empresas. “Isso só se dá quando o cliente pode vir a causar prejuízo, na visão dos empresários”.

Para as empresas, a atenção com o cliente é focar nas vendas e não na resolução dos problemas que o cliente possa vir a ter com o produto vendido. “É não resolver o problema do consumidor”, enfatizou Juan Manoel. “Eles preferem deixar o problema pra lá e pagar uma pequena quantia, ao contrário de resolver o problema. “As empresas não se importam com o consumidor. Eles pensam o cliente como um objeto”.

Na verdade, as empresas apenas querem, segundo o espanhol, que os clientes tenham confiança no produto e na empresa. “Vão fazer com que você veja as coisas da melhor maneira possível e compre o produto”, finalizou o palestrante, explicando que 'friendly business' é o conceito da empresa que se preocupa com o consumidor.

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