Acessibilidade  |      

Palestra aborda os impactos no consumismo no meio ambiente

A última palestra do 'IV Congresso Internacional de Direito do Consumidor na Paraíba', enfocou os impactos do consumismo no meio ambiente e o papel do consumidor na responsabilidade compartilhada no âmbito da segurança humana. A palestra foi ministrada pela coordenadora do Saúde e Segurança do MP-Procon, Juliana Brasileiro.

Ela iniciou sua explanação apontando a sociedade de consumo, que surgiu na Revolução Industrial, e é marcada pelo forte consumismo. Outro conceito abordado foi o de dano ambiental causado, principalmente, pela incorreta destinação final dos resíduos sólidos. Dados apresentados pela palestrante mostram que foram despejados 29,6 milhões de toneladas de resíduos sólidos em lixões e aterros sanitários no Brasil.

De acordo com Juliana Brasileiro, os danos ambientais em geral são despersonalizados ou anônimos e, muitas vezes, só aparecem após passado muito tempo da ação que o causou. Ainda segundo a palestrante, após da década de 1970, surgiu o conceito de desenvolvimento sustentável que é o desenvolvimento econômico com conservação da natureza.

A palestra foi finalizada com os conceitos de segurança humana e responsabilidade compartilhada. Na questão dos resíduos sólidos, por exemplo, os consumidores possuem responsabilidade quanto ao acondicionamento e destinação final dos que não podem ser reciclados e na entrega para a coleta seletiva dos materiais recicláveis.

O 'IV Congresso Internacional de Direito do Consumidor na Paraíba' foi promovido pelo Ministério Púiblico da Paraíba, em parceria com a Assembleia Legislativa e o Unipê, nessas quinta e sexta-feiras.

 

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */