Em uma solenidade bastante prestigiada, no final da tarde desta quinta-feira (28), o procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Bertrand de Araújo Asfora, inaugurou as obras de reforma e modernização do novo prédio que agora abriga o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público da Paraíba (MP-Procon), a Comissão de Combate aos Crimes de Responsabilidade e Improbidade Administrativa (Ccrimp) e a Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de João Pessoa.
O novo prédio está localizado no número 300 do Parque Solon de Lucena, a Lagoa, no Centro da capital paraibana. O local antes abrigava a Defensoria Pública do Estado e passou por uma completa reforma para se adaptar às necessidades e a realidade da atuação do Ministério Público da Paraíba. “O sonho é o grande instrumento de transformação da sociedade, até para quem não acredita nele”, dicursou o procurador-geral Bertrand Asfora, acrescentando: “O MP-Procon é a síntese do que todos nós construímos até agora na nossa gestão”.
E ele ainda ressaltou: “Temos que olhar o que já foi feito, mas com fé na construção de todos os dias que estão por vir (…) Ninguém, absolutamente, faz nada sozinho e hoje fincamos o MP-Procon no principal cartão-postal da Paraíba para atingir o coração da população paraibana”.
No início da cerimônia de inauguração, o procurador Bertrand Asfora entregou homenagens do Ministério Público àqueles que contribuíram para a concretização do MP-Procon. Receberam a réplica em miniatura da placa de inauguração o 1º-subprocurador-geral de Justiça Nelson Antônio Cavalcante Lemos; o desembargador e ex-procurador-geral de Justiça Oswaldo Trigueiro do Valle Filho; e os promotores de Justiça Clístenes Bezerra de Holanda, Carlos Romero Lauria Paulo Neto, Francisco Glauberto Bezerra, Ismael Vidal Lacerda, Leonardo Pereira de Assis, Priscylla Miranda de Morais Maroja e Raniere da Silva Dantas. O servidor Marcos Vinícius Ferreira Cesário, diretor administrativo do MPPB, também foi homenageado.
Em seu discurso, o ex-secretário-geral da instituição, promotor Carlos Romero, que falou em nome dos homenageados, lembrou que todo o trabalho que atualmente culmina com o MP-Procon teve início na década de 1990, quando o MPPB se profissionalizou nos direitos difusos, especialmente na defesa dos consumidores. “O MP-Procon é a concretização do trabalho de muitas pessoas”, apontou Carlos Romero.
Já o diretor-geral do MP-Procon, Glauberto Bezerra, destacou: “Este é um momento de suma importância para a Paraíba e outros estados da Federação. O MP-Procon é um exemplo que se espraia pelo Brasil (…) É um ponto de partida para novos horizontes (…) É um coroamento de uma longa história”. Pela Associação Paraibana do Ministério Público (APMP) discursou o promotor de Justiça Márcio Gondim do Nascimento: “Este prédio inaugurado é um bastião, um braço de apoio ao cidadão paraibano”.
No final da solenidade, pouco antes do descerramento da placa de inauguração, o arcebispo da Paraíba, dom Aldo de Cillo Pagotto, e o pastor Estevam Fernandes, da Primeira Igreja Batista da Paraíba, procederam as bênçãos do novo prédio que agora abriga a Ccrimp, a Promotoria do Consumidor de João Pessoa e o MP-Procon.
A ordem de execução de serviços de engenharia para a reforma e restauração do prédio foi assinada no final do mês de julho do ano passado. A obra foi executada pela G.V. Construtora e Serviços Ltda.
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB