Os primeiros resultados do projeto transdisciplinar realizado pelos estagiários do curso de Marketing do Centro Universitário Unipê em parceria com o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público do Estado da Paraíba (MP-Procon) foram entregues na tarde desta terça-feira (16) ao diretor-geral do MP- Procon, o promotor de Justiça Glauberto Bezerra.
Durante a reunião, o coordenador do Unipê e orientador da Pesquisa, Ricardo Soares relatou que a pesquisa foi focada na área dos medicamentos, realizada em tabloides, internet e redes sociais. “Nessa pesquisa os estagiários Tayroni Carlos e Guilherme Mahon puderam averiguar vários descumprimentos da Resolução da Anvisa, com relação a propagandas de medicamentos, e os resultados serão apresentados no I Congresso Internacional do Direito Médico que ocorre de 6 a 8 de outubro no Unipê”, disse o coordenador informando que a pesquisa foi em âmbito nacional e vai atingir diversos setores.
Já o promotor Glauberto Bezerra ao receber os relatórios do grupo de pesquisa do Unipê disse estar satisfeito com os resultados da pesquisa e, que a partir de então, os inquéritos civis serão abertos. “Esse trabalho realizado pelos estagiários vai produzir uma melhoria ética na realização das publicidades e no comportamento, no que diz respeito à indução do consumidor leigo, ou seja, evitar que o consumidor seja prejudicado principalmente na área de medicamento”, disse Glauberto.
A coordenadora de Saúde e Segurança do MP-Procon, Juliana Brasileiro, explicou que o projeto realizado só vem a somar e enriquecer o trabalho desenvolvido pelo MP-Procon e que os estagiários trabalharam dentro da legislação, com competência e rapidez. “Eles atuaram com competência primeiramente em cima dos medicamento devido ao tipo de produto porque o remédio pode atingir a saúde”, finalizou.
Projeto Transdisciplinar
O projeto é resultado de uma parceria entre o MP e o Unipê para estágio de alunos das áreas de Marketing, Direito e Psicologia que trabalham junto com os profissionais do MP-Procon no sentido de produzir conhecimentos, estudar o comportamento do consumidor, verificar a publicidade abusiva e observar a adequação da legislação.
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB