MP-Procon recebe os primeiros resultados da pesquisa do projeto realizado com Unipê
Os primeiros resultados do projeto transdisciplinar realizado pelos estagiários do curso de Marketing do Centro Universitário Unipê em parceria com o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público do Estado da Paraíba (MP-Procon) foram entregues na tarde desta terça-feira (16) ao diretor-geral do MP- Procon, o promotor de Justiça Glauberto Bezerra.
Durante a reunião, o coordenador do Unipê e orientador da Pesquisa, Ricardo Soares relatou que a pesquisa foi focada na área dos medicamentos, realizada em tabloides, internet e redes sociais. “Nessa pesquisa os estagiários Tayroni Carlos e Guilherme Mahon puderam averiguar vários descumprimentos da Resolução da Anvisa, com relação a propagandas de medicamentos, e os resultados serão apresentados no I Congresso Internacional do Direito Médico que ocorre de 6 a 8 de outubro no Unipê”, disse o coordenador informando que a pesquisa foi em âmbito nacional e vai atingir diversos setores.
Já o promotor Glauberto Bezerra ao receber os relatórios do grupo de pesquisa do Unipê disse estar satisfeito com os resultados da pesquisa e, que a partir de então, os inquéritos civis serão abertos. “Esse trabalho realizado pelos estagiários vai produzir uma melhoria ética na realização das publicidades e no comportamento, no que diz respeito à indução do consumidor leigo, ou seja, evitar que o consumidor seja prejudicado principalmente na área de medicamento”, disse Glauberto.
A coordenadora de Saúde e Segurança do MP-Procon, Juliana Brasileiro, explicou que o projeto realizado só vem a somar e enriquecer o trabalho desenvolvido pelo MP-Procon e que os estagiários trabalharam dentro da legislação, com competência e rapidez. “Eles atuaram com competência primeiramente em cima dos medicamento devido ao tipo de produto porque o remédio pode atingir a saúde”, finalizou.
Projeto Transdisciplinar
O projeto é resultado de uma parceria entre o MP e o Unipê para estágio de alunos das áreas de Marketing, Direito e Psicologia que trabalham junto com os profissionais do MP-Procon no sentido de produzir conhecimentos, estudar o comportamento do consumidor, verificar a publicidade abusiva e observar a adequação da legislação.