Acessibilidade  |      

Consumo sustentável: MP-Procon e Carrefour vão realizar fóruns de conscientização para a população

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público da Paraíba (MP-Procon) e o grupo Carrefour vão desenvolver fóruns de consumo sustentável, em 2017, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do consumo seguro. De acordo com o diretor-geral do MP-Procon, promotor Glauberto Bezerra, as ações fazem parte Planejamento Estratégico do MP-Procon, dentro do eixo de segurança alimentar e do programa “Consumo seguro”.

Na manhã desta terça-feira (10), o diretor-geral Glauberto Bezerra esteve reunido com o diretor de Sustentabilidade do Carrefour e presidente do Instituto Carrefour, Paulo Pianez; com o gerente de Sustentabilidade do Carrefour, Fernando Careli, e com o advogado Guilherme Martins Cordeiro, para definir as estratégias de realização dos eventos. Também foram apresentados os principais programas de sustentabilidade do Carrefour, a exemplo do programa de reciclagem. e o material gráfico utilizado neles.

Ficou definido que serão realizados fóruns para 60 pessoas ou mais com temas pré-definidos, orientação teórica, atividades práticas e interativas. Esses eventos serão realizados na próprio estabelecimento do Carrefour, na sede do MP-Procon e em universidades.

O diretor-geral do MP-Procon, Glauberto Bezerra, destacou que o objetivo maior é a harmonização das relações de consumo bem como o ganho para sociedade, em especial porque no contexto da inclusão da pessoa com deficiência já que o Carrefour se comprometeu a realizar os fóruns também na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Ainda de acordo com Glauberto Bezerra, o Planejamento Estratégico do MP-Procon prima pela observância da Doutrina da Segurança Humana que preza a proteção integral do ser humano, considerando o desenvolvimento das novas formas de relações interpessoais, tendo entre os eixos a segurança econômica; segurança ambiental; segurança alimentar; segurança em saúde; e segurança cibernética.

Segundo o diretor de Sustentabilidade do Carrefour, Paulo Pianez, a realização desses fóruns de consumo seguro surgiu da sinergia dos programas desenvolvidos pelo Carrefour com as linhas do planejamento do MP-Procon. Ele explicou ainda que esses programas levam em consideração a necessidade de conscientização do consumidor e o direito à informação. “Só é possível haver consumo sustentável com o consumidor consciente e o esse consumidor consciente passa pela informação”, disse.

Ele disse que o programa de sustentabilidade do Carrefour vai desde a origem do produto até o pós-consumo. “Se um consumidor, por exemplo, compra carne, precisa saber de onde veio esse produto, qual animal, onde é criado, até a questão de qual o melhor aproveitamento desse alimento e como é feita a destinação final da embalagem”.

O diretor explicou que serão realizados fóruns, eventos palestras voltadas para o consumidor, para públicos específicos. “Vamos levar informação de forma lúdica na loja do Carrefour, no Ministério Público e nas universidades”.

A reunião contou com a participação da coordenadora de Saúde e Segurança do MP-Procon, Juliana Brasileiro, do coordenador jurídico do MP-Procon, Vítor Martorelli, da nutricionista Ericka Chagas e do assessor jurídico Bruno Alves.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */