MP-Procon, Unipê e Carrefour promovem evento sobre sustentabilidade e acessibilidade na sociedade de consumo
O Ministério Público da Paraíba, através do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (MP-Procon), o Unipê e o Grupo Carrefour promoveram, na noite dessa terça-feira (27), o evento “Sustentabilidade e Acessibilidade na Sociedade de Consumo: Consciência e Inclusão”, no auditório do Unipê, para discutir o consumo consciente e a acessibilidade foram os assuntos serão discutidos no evento.
A abertura contou com a participação do 2º subprocurador-geral do MPPB, Valberto Lira, que representou o procurador-geral, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho, do diretor-geral do MP-Procon, promotor Glauberto Bezerra, e do vice-presidente do Carrefour no Brasil, Stephane Engelhard.
A atividade teve a participação de mais de 700 pessoas, entre alunos dos cursos de Engenharia Civil, Direito, Arquitetura e Urbanismo e Gestão Ambiental do Unipê. A gerente de Educação do Instituto Akatu, Denise Conselheiro, e o assessor técnico da Funad, Hellosman Oliveira Silva, ministraram palestras com os temas “Introdução ao consumo consciente” e “Acessibilidade como ferramenta para a inclusão social das pessoas com deficiência”, respectivamente.
O diretor-geral do MP-Procon destacou que o MP vem desenvolvendo um programa, com base na doutrina da segurança humana da Organização das Nações Unidas (ONU). “A percepção de segurança hoje fixa o direito de todo ser humano ser feliz, de não ter medo de perder a vida, de perder o emprego, ter segurança econômica. Quando trabalhamos a visão de segurança humana, estamos trabalhando os direitos humanos de forma holística, integral e transversal, ou seja, para proteger a pessoa humana integral”, destacou
“Ao trabalhar a sustentabilidade e acessibilidade, estamos lidando com duas vertentes dos direitos humanos. Nosso foco é a igualdade real e concreta buscando dignidade da pessoa e mudança de cultura”, complementou Glauberto Bezerra.
O procurador Valberto Lira ressaltou o foco do Ministério Público na defesa dos diversos direitos do cidadão. “No consumo sustentável, estamos atuando como mediadores, como interlocutores, como ajuntadores de vontades que querem promover um amanhã melhor”, disse.
O vice-presidente do Carrefour no Brasil, Stephane Engelhard, falou sobre o compromisso do grupo em se engajar nas questões de consumo consciente, da acessibilidade. “Faz parte do seu papel como líder de mercado”, acrescentou.
Já a gerente de Educação do Instituto Akatu, Denise Conselheiro, apontou que o consumo sustentável é um modelo de consumo com o objetivo de garantir bem-estar pra todo mundo. “O consumo consciente privilegia a melhor escolha de consumo, diminuindo impactos negativos aumentando os positivos e garantindo qualidade de vida”.