O Centro Operacional de Apoio às Promotorias de Defesa da Criança e do Adolescente realizou, nessa segunda-feira (7), em conjunto com a Promotoria de Justiça de Sousa, o encontro de articulação de rede de atendimento da criança e do adolescente no Município. O evento faz parte do projeto Rede Ativa do Ministério Público da Paraíba, o qual busca realizar a articulação da referida rede em diversos municípios do estado, conforme adesão dos promotores de justiça.
Em Sousa, o encontro foi realizado no Centro de Treinamento. O evento contou com a presença dos promotores de Justiça, Stoessel Wanderley, Leonardo Quintans e Mariana Neves, além dos representantes do poder público, a Secretaria Municipal de Ação Social, Maria Gonçalves Gadelha, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Paloma Andrade Sarmento, representantes das secretarias de saúde e educação, técnicos dos Cras e Creas, conselheiros tutelares, representantes da Fundac, Delegacia Polícia Civil, entre outros.
O Caop realizou, pela manhã, uma palestra sobre a importância do atendimento qualificado e articulado com os demais atores do Sistema de Garantia de Direitos (SGD) tendo em vista a garantia efetiva da proteção integral das crianças e adolescente. Após a palestra, foi realizada uma explanação sobre a necessidade da rede conhecer as suas dificuldades e potencialidades para o trabalho em rede com os órgãos de proteção, defesa e controle. Por fim, foi utilizado como metodologia de trabalho, discussões em grupo para levantar as dificuldades enfrentadas para a efetivação dos direitos da criança e do adolescente em Sousa e suas proposições, as quais comporão a pauta da próxima reunião, a qual já foi pré-definida e agendada com todos os atores presentes.
O promotor de Justiça de Sousa, Stoessel Wanderley de Sousa Neto, falou sobre a importância do projeto para a atuação do Ministério Público, “ Sabemos da importância do trabalho em rede e de forma articulada com todos os atores do SGD. Sem essa articulação não poderemos atingir o nosso maior objetivo, a Proteção Integral dos direitos da crianças e adolescentes. O projeto rede ativa, vem materializar o trabalho idealizado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, assim como pela Constituição Federal”.
Nesta terça-feira (8), o Caop realizou o mesmo evento em São José de Piranhas. Nesta quarta (9), será a vez da Promotoria de Uiraúna.
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB