O Centro Operacional de Apoio às Promotorias de Defesa da Criança e do Adolescente realizou esta semana em conjunto com a Promotoria de Justiça de Cajazeiras, Coremas, Brejo do Cruz, Catolé do Rocha e Malta, respectivamente, o encontro de articulação de rede de atendimento da criança e do adolescente nos Municípios. O evento faz parte do Projeto Rede Ativa do Ministério Público da Paraíba, o qual busca realizar a articulação da referida rede em diversos municípios do estado, conforme adesão dos promotores de justiça.

O evento nas quatro cidades contou com a participação do poder público municipal, através de representantes de todos os serviços socioassistenciais, de saúde, educação, segurança e entidades de assistência social que trabalham na defesa dos direitos das crianças e adolescentes.
O Projeto Rede Ativa, foi realizado em Cajazeiras no auditório da sede da Promotoria, em Coremas no Centro Pastoral João Paulo II, em Brejo do Cruz no auditório da escola municipal Terezinha Garcia e em Catolé do Rocha no auditório da escola João Agripino Filho. Nos quatro eventos foram discutidas as dificuldade para efetivação da proteção integral de crianças e adolescentes, além da inexistência do trabalho em rede.

Diante disso, foi assinado um termo de compromisso com todos os integrantes e participantes do evento, os quais se comprometeram em participar mensalmente de reuniões com o objetivo de subsidiar discussões sobre as problemáticas e possíveis proposições. Nesta sexta (25), Malta sedia a reunião, que ocorre na sede do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.
O gestor do projeto Alley Escorel informou que o Projeto Rede Ativa alcançou 15 municípios em 35 dias. Acrescentou também a importância da receptividade e a empolgação dos participantes, verificada em todos os municípios. A ideia é que os atores do SGD tenham uma reunião mensal e discutam em conjunto estratégias de ação para cada problemática levantada pelo grupo.
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB