Acessibilidade  |      

MPPB participa de evento sobre planejamento familiar e aborto

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) participou, nesta terça-feira (29), do I Consenso Intersetorial sobre Planejamento Familiar, que foi realizado na sede da Sociedade Médica de Campina Grande. O evento teve como público-alvo profissionais da rede pública de saúde.

 

Foram realizadas mesas-redondas, com palestras ministradas por especialistas na área médica (ginecologia e urologia) sobre procedimentos como laqueaduras e vasectomia. A promotora de Justiça, Liana Carvalho, em substituição na 3a Promotoria da Criança e do Adolescente de Campina Grande, também ministrou uma palestra sobre os casos em que a lei permite a realização de aborto.

 

Segundo ela, o evento intersetorial sobre o tema “planejamento familiar” foi idealizado após a realização das audiências concentradas realizadas no início de outubro nas instituições de acolhimento de crianças e adolescentes com o objetivo de avaliar a situação de cada menino e menina institucionalizados e promover as medidas necessárias para a reinserção deles na família biológica ou para o processo de adoção. “Durante essas audiências concentradas, a Secretaria Municipal de Saúde pôde ver, na prática, qual a consequência da ausência de planejamento familiar pela população”, explicou.

 

A promotora também explicou em que casos a lei permite o abordo: quando há risco à vida da gestante, em caso de estupro e em hipótese de feto anencéfalo. A mesa-redonda que tratou desse assunto foi coordenada pela promotora de Justiça Adriana Amorim, que coordena o Centro de Apoio às Promotorias de Justiça da Saúde do MPPB.

 

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb