As 2ª e 3ª Promotorias da Criança e do Adolescente de Campina Grande realizaram, na manhã desta segunda-feira (18), uma audiência com o objetivo de discutir temas relacionados às instituições de acolhimento do município, principalmente a questão emergencial de usuários de drogas. A reunião foi realizada na sede do Ministério Público em Campina.
Durante a audiência, ficou decidido que, para a internação com o intuito de desintoxicação de menores de 18 anos usuários ou dependentes químicos, o primeiro encaminhamento deve ser feito para a emergência do Hospital Alcides Carneiro.
A Secretaria de Saúde sugeriu que um novo pronto atendimento seja instalado no Hospital da Criança e do Adolescente de Campina Grande. Até o dia 5 de dezembro, a Secretaria fará uma visita técnica no hospital para verificar a possibilidade de instalação e funcionamento do pronto atendimento para a crianças e adolescentes. Sobre essa questão, uma nova audiências será realizada na sede do MP em Campina, no dia 11 de dezembro, quando será apresentada também a estrutura prevista no programa “Crack é preciso vencer”.
Em relação às instituições de atendimento, a Secretaria de Ação Social informou que há estudos para a realização de convênio com o Lar Doce Aconchego e Ministério do Farol para a colaboração dessas duas instituições.
Já em relação à Casa da Esperança I, que tem a necessidade de subdivisão para a separação das crianças e adolescentes por idade, ficou decidido que, em março de 2014, a Secretaria de Ação Social vai apresentar proposta de funcionamento de casas de acolhimento em possível parceria com organizações não governamentais.
As Promotorias vão oficiar aos municípios que integram a Comarca para que estruturem a rede de atendimento da criança e do adolescente, em especial quanto ao serviço de internação e acolhimento.
Participaram da audiências as promotoras de Justiça Elaine Cristina Pereira de Alencar e Liana Espínola Carvalho, representantes da Secretaria Municipal de Ação Social, da Vara da Infância e Juventude, da Secretaria Municipal de Saúde e da Polícia Civil.
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB