O projeto “Rede Ativa”, que integra o planejamento estratégico do Ministério Público da Paraíba, foi implantado nesta quinta-feira (5), nas Promotorias da Criança e do Adolescente de Guarabira e Pilões, onde o promotor Abraão Carvalho exerce sua atribuições. O projeto tem como gestor o promotor Alley Escorel e é executado com o apoio do Caop da Criança e do Adolescente. A primeira reunião conjunta foi realizada no Sesc.
De acordo com o promotor Alley Escorel, o projeto que visa o fortalecimento da rede de atendimento de crianças e adolescentes dos municípios de Guarabira e Pilões, e contou com a presença de autoridades e todos os atores do Sistema de Garantia de Direitos (SGD). O promotor destacou que o projeto busca suscitar a articulação da rede de atendimento a criança e ao adolescente, através do trabalho integrado dos atores do Sistema de Garantia de Direitos, mantendo a intersetorialidade na construção e execução das ações que visam efetivar a proteção integral dos sujeitos em condição peculiar de desenvolvimento.
A reunião contou com a participação da prefeita de Pilões, Adriana Aparecida Souza, e do presidente da Câmara Municipal de Pilões, além de representantes das secretarias de ação social, saúde, educação de ambos os municípios, além de conselheiros tutelares, conselheiros de direitos, técnicos do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), delegada de polícia, defensor público e representantes de entidades da sociedade civil organizada.
O promotor Alley Escorel explicou que esse primeiro encontro faz parte da estrutura metodológica do Projeto Rede Ativa. Durante a manhã desta quinta, foi realizada uma palestra que versou sobre a importância do atendimento qualificado e articulado com os demais atores do SGD tendo em vista a garantia efetiva da proteção integral das crianças e adolescente. Posteriormente, foi realizada uma explanação sobre a necessidade de a rede conhecer as suas dificuldades e potencialidades para o trabalho em conjunto com os órgãos de proteção, defesa e controle. Por fim, foi elaborada de forma coletiva a pauta da próxima reunião, a qual já foi pré-definida e agendada.
O gestor do projeto, Alley Escorel, falou sobre a experiência de trabalhar em grupo e em rede. “Trabalhar em grupo e de forma articulada com os diversos segmentos pressupõe uma ação pactuada, pois uma rede só está fortalecida com a ação de Todos. É unir profissionais de diversas áreas do conhecimento para, em uma visão multidisciplinar, encontrar caminhos e perspectivas para o enfrentamento das mais diversas violências que atingem crianças e adolescentes de nosso Estado. Não podemos ficar esperando passivamente o desaparecimento de grande parte de uma geração, pois sem presente não há futuro. Precisamos urgentemente atingir as causas dos problemas que atingem as crianças e os adolescentes, pois as consequências e os efeitos dessas causas toda sociedade já está vivenciando”.
O promotor de Justiça de Abraão de Carvalho agradeceu a participação de todos e falou sobre a importância do trabalho. “O objetivo do Ministério Público é continuar com a execução de reuniões periódicas e lutar para que os direitos de crianças e adolescentes sejam respeitados”, disse.
Rede Ativa
Esta semana, o projeto “Rede Ativa” já foi implantado em Queimadas, Caturité, Fagundes, na terça-feira, em Cuité, na quarta-feira, e Guarabira e Pilões, nesta quinta. Nesta sexta, será a vez de Campina Grande receber o primeiro encontro.
Já na próxima semana, o projeto será implantado em São José da Lagoa Tapada, na próxima segunda-feira (09), Nazarezinho, na terça-feira (10), Monteiro, na quarta-feira (11) e Araruna, na sexta-feira (13). Até o momento, o Rede Ativa já foi implantado em 26 municípios do Estado.
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB