Acessibilidade  |      

Projeto “Rede Ativa” é implantado em mais quatro municípios da Paraíba

O projeto “Rede Ativa”, do planejamento estratégico do Ministério Público da Paraíba (MPPB), foi implantado em mais quatro municípios. Nos últimos dias 09, 10, 11 e 13, o projeto que visa fortalecer a rede de atendimento às crianças e adolescentes foi implantado em São José de Lagoa Tapada, Nazarezinho, Monteiro e Araruna, respectivamente.



Em São José da Lagoa Tapada, o projeto ficará sob a coordenação da promotora de Justiça Mariana Pedrosa e em Nazarezinho, sob a coordenação do promotor Leonardo Quintans.

 

As reuniões realizadas para fazer a implementação do projeto nessas cidades contaram com a participação dos secretários de Ação Social e de Educação, além de representantes da secretária de Saúde e do poder legislativo local. Compareceram também os conselheiros tutelares, conselheiros de direitos, técnicos dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras/Creas) e demais atores do Sistema de Garantia de Direito de Crianças e Adolescentes (SGD).



Para a promotora Mariana Pedrosa, a implementação do “Rede Ativa” em São José da Lagoa Tapada representará o fortalecimento da rede de atendimento de crianças e adolescentes do município.



Já o promotor Leonardo Quintans informou que a adesão ao projeto ocorreu em face do elevado número de denúncias originárias do “Disque 100 (serviço nacional de atendimento à distância de denúncias anônimas envolvendo violência contra crianças e adolescentes), em Nazarezinho.

 

Segundo ele, o fortalecimento da rede de atendimento possibilitará uma apuração mais eficiente dos casos denunciados, bem como, um trabalho preventivo que possibilite a proteção integral de crianças e adolescentes naquele município.

 

Monteiro e Araruna

A reunião para implantação do projeto “Rede Ativa” em Monteiro contou com a participação de todos os parceiros que integram a rede de atendimento local a crianças e adolescentes.

 

Lá, a promotora responsável pela execução do projeto será Cláudia Cavalcanti Bezerra. Segundo ela, reuniões periódicas serão fundamentais para o fortalecimento da rede de atendimento a crianças e adolescentes, pois, possibilitarão a discussão de situações pontuais e emergenciais como também a definição de atividades e fluxos permanentes entre os parceiros integrantes da rede.


A promotora de Justiça Ana Maria Pordeus também ficou satisfeita com a chegada do projeto em Araruna e manifestou seu desejo de expandi-lo para os demais municípios que integram a comarca.


O promotor de Justiça da Infância e Juventude Alley Escorel, responsável por gerenciar a iniciativa, manifestou sua alegria com a receptividade que o “Rede Ativa” atingiu. "Quando apresentamos o projeto nas reuniões regionais para os colegas nos sentimos como ‘vendedores de sonhos’. Tentamos sensibilizar os colegas a aderirem ao nosso projeto, demonstrando o alcance social que ele traria com a modificação de uma realidade de vida a partir de uma atuação articulada entre os parceiros da rede de atendimento de crianças e adolescentes. Fazer com que imaginassem que nossa atuação em defesa de crianças e adolescentes poderia salvar vidas. As adesões foram além do que esperávamos. Os resultados são surpreendentes!”, comemorou.

 

Alcance e efetividade

Até agora, o “Rede Ativa” já foi implementado em 32 municípios paraibanos. Segundo o gestor do projeto, em menos de três meses de implantação, são várias as manifestações positivas e os resultados decorrentes de ações articuladas pela rede de atendimento já apareceram, fazendo cessar situações de abusos sexuais e violência doméstica reiteradas contra crianças. “Vidas foram salvas a partir da execução do projeto ‘Rede Ativa’. Se uma única vida for salva, um caso de violência cessado ou medidas protetivas adotadas para minorar o sofrimento de alguma vítima no nosso Estado, o projeto para mim, como gestor, e para toda a equipe do Caop (Centro de Apoio às Promotorias da Criança e do Adolescente do MPPB), já terá valido a pena", disse.


O projeto “Rede Ativa” já foi implantado nos municípios Princesa Isabel, Teixeira, Itaporanga, Conceição, Sousa, São José de Piranhas, Carrapateira, Uiraúna, São João do Rio do Peixe, Cajazeiras, Coremas, Brejo do Cruz, Catolé do Rocha, Bom Sucesso, Jericó, Mato Grosso, Riacho dos Cavalos, Brejo dos Santos, Malta, Cabedelo, Cruz do Espírito Santo, Queimadas, Fagundes, Caturité, Cuité, Pilões, Guarabira, Campina Grande, São José da Lagoa Tapada, Nazarezinho, Monteiro e Araruna.

 

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb