Educadores participam de palestra sobre segurança na internet
Dezenas de educadores das redes municipal e estadual de ensino de João Pessoa lotaram o auditório do edifício-sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) do Ministério Público da Paraíba (MPPB), na manhã desta terça-feira (18), para acompanhar evento promovido pela Promotoria de Justiça de Defesa da Criança e do Adolescente de João Pessoa sobre os cuidados no ambiente virtual da internet. O evento é referente ao 'Dia Mundial da Internet Segura', comemorado no último dia 11.
O seminário de formação voltado para os profissionais da área da educação das redes públicas de ensino do estado e do município também tiveram o apoio das promotoras de Justiça Soraya Soares da Nóbrega Escorel e Ana Carolina Coutinho Ramalho Cavalcanti, respectivamente, coordenadoras dos Centros de Apoio Operacional às Promotorias da Criança e Adolescente e da Educação (Caop's).
Pela manhã foram realizadas duas palestras. Uma delas proferida pelo diretor de Atendimento e Prevenção da SaferNet, Rodrigo Nejm, que teve como tema 'Educando para a cidadania digital: liberdade, privacidade e segurança na internet'. Já a palestra 'O ECA e a proteção integral na internet' foi feita pelo promotor de Justiça Alley Borges Escorel, da Promotoria de Justiça de Defesa da Criança e do Adolescente da capital, e abriu o evento.
Na parte da tarde, as atividades continuam com a distribuição de um kit pedagógico e a realização da oficina 'Recursos pedagógicos para promoção da cidadania digital'. “Vivemos uma inversão de valores que já vem das famílias e que acaba caindo no colo dos educadores”, destacou Alley Escorel em sua palestra, apontando os perigos da falta de limites e experiência dos adolescentes e crianças nas redes sociais.
“A nossa intenção não é mostrar como utilizar a internet, mas discutir como temos usado as tecnologias. Temos que ter mais referências para usar as novas tecnologias”, afirma Rodrigo Nejm, acrescentando: “A internet não é uma terra sem lei, onde vale tudo. As pessoas acham, principalmente os jovens, que tudo é possível e nada é crime... Isso é um grande equívoco”.
Pelo sexto ano consecutivo, diversas instituições brasileiras públicas e privadas fizeram uma programação para lembrar o 'Dia Mundial da Internet Segura'. Com o tema 'Construindo juntos uma internet melhor', a ação é feita em mais de 100 países e tem como objetivo mobilizar os jovens para criar um ambiente seguro na internet e alertar para os perigos de expor informações pessoais na rede. No Brasil, a data está sendo marcada pela apresentação de palestras e atividades em escolas e organizações da sociedade civil.