Seminário Regional Pró Conveniência Familiar e Comunitária do Nordeste acontece nesta terça e quarta no MPPB
Com o objetivo de fortalecer a convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes, o Ministério Público do Estado da Paraíba, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, realiza o Seminário Regional Pró Conveniência Familiar e Comunitária do Nordeste. A abertura aconteceu na manhã desta terça-feira (08) no auditório do MP e se estende até quarta-feira (09).
Os trabalhos começaram às 9h, com apresentação cultural da ONG “Pro Dia Nascer Feliz” de Santa Rita. A abertura oficial foi feita pela representante do Governo do Estado, a secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Cida Ramos que afirmou a representatividade do seminário para sociedade “Esse encontro significa o compromisso e a união das instituições na defesa da criança e o adolescente. Nossa história é marcada por dessocialização e só encontro alternativas na sociedade, através desses encontros que buscam a felicidade coletiva”, disse a secretária reafirmando que tem muita sorte em poder contar com pessoas envolvida com a causa.
Já o Ministério Público do Estado da Paraíba foi representado pela coordenadora do Caop da Criança e do Adolescente, a promotora de Justiça, Soraya Escorel que enfatizou a importância do evento em apresentar iniciativas para fortalecer os trabalhos com as famílias e as instituições de acolhimentos . “Precisamos refletir um pouco e ouvir aquelas crianças que estão precisando sentir a nossa atenção e nosso acolhimento”, explicou a Soraya ressaltando ainda que, como promotora, tem a obrigação cumprir e trabalhar para fortalecer a convivência familiar dessas crianças e adolescentes.
O evento tem como objetivo mobilizar as ONG´s Fóruns, Redes, Conselhos DCAs e Poder Público para implementação de planos, em especial o de Convivência Familiar e Comunitária (CFC), apresentando iniciativas nos Estados do Nordeste, além de apresentar o plano e a segunda pesquisa sobre as instituições de acolhimento de João Pessoa, como também estabelecer um diálogo EntreRedes, unindo os planos e suas interfaces com a convivência familiar, fortalecendo o trabalho e trocas de experiencias e disseminação de boas práticas.
A mesa de abertura foi composta ainda pela representante do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Carmem Mirante; representante do Conselho Estadual de Assistência Social, Salete Ribeiro; representante da Coordenadoria da Infância e da Juventude (TJPB) Adhailton Lacet; representando o núcleo de Direito Humanos da Universidade Federal da Paraíba, professora Lígia Malta; representando a Rede Margarida Pró-crianças e Adolescentes (Remar), Rose Veloso; representando as protagonistas, a adolescente Tais Andressa e a representante do movimento EntreRedes, Cláudia Cabral.
O evento continua durante todo dia desta quarta-feira (09) onde haverá apresentação de pesquisas, debates e mesas redondas para discussão. O seminário regional faz parte do projeto Fórum Nacional da Convivência Familiar e Comunitária que mobiliza todas as regiões do Brasil, a exemplo do Centro Oeste, onde aconteceu em Cuiabá (MT); no Nordeste está acontecendo em João Pessoa; na região Norte haverá em Belém; no Sudeste acontecerá no Rio de Janeiro e Sul em Foz de Iguaçu (PR).