“Semana Interativa Criança e Escola” começa nesta quarta, em São José de Piranhas
Começa nesta quarta-feira (21), em São José de Piranhas, a “Semana Interativa Criança e Escola”, que será realizada até a próxima sexta-feira no Colégio Modelo, das 8h às 14h. O evento faz parte do projeto “Rede Ativa”, que vem sendo desenvolvido pelo Ministério Público da Paraíba para fortalecer a rede de proteção de crianças e adolescentes nos municípios paraibanos.
A programação da “Semana Interativa Criança e Escola” prevê atividades que vão ser desenvolvidas pelas Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Ação Social. Nesta quarta, a Secretaria de Educação vai promover oficinas de teatro, recreação, brincadeiras populares, pintura, dobraduras, produção de brinquedos com material reciclável, modelagem e gincana.
Já na quinta-feira, a Secretaria de Saúde vai promover uma palestra para explicar os serviços oferecidos no município, além de testes de glicemia, aferição de pressão arterial e informações sobre planejamento familiar. Às 9h, os pais das crianças e adolescentes vão participar de uma mesa-redonda com a promotora de Justiça local, Fabiana Mueller, com o promotor de Justiça de São João do Rio do Peixe, Samuel Colares, e com os profissionais do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas) e do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) sobre o tema das drogas e da violência doméstica e familiar. As crianças vão participar de uma gincana sobre alimentação saudável.
Na sexta, a Secretaria de Ação Social vai abrir os trabalhos com apresentações culturais de flauta doce e do grupo de jovens do ProJovem. Em seguida, serão feitas oficinas de contação de histórias e dramatizações, de hip hop e dança de rua, festival de talentos e momento culinário.
“Rede Ativa”
A Promotoria de Justiça de São José de Piranhas aderiu ao projeto “Rede Ativa”, que tem como gestor o Centro de Apoio às Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente e, desde então, tem promovido reuniões mensais com os diversos órgãos que integram a rede de proteção de crianças e adolescentes.
Segundo a promotora de Justiça Fabiana Mueller, as reuniões têm como objetivo promover uma maior integração entre os atores que integram essa rede de proteção nos municípios de São José de Piranhas e Carrapateira.
Através delas, foi possível constatar, por exemplo, que há pouca participação das crianças e adolescentes em projetos custeados pelo Governo Federal, como o Projovem e que o índice de crianças e adolescentes envolvidos com o uso de entorpecentes e bebidas alcoólicas vem aumentando. “Tivemos a ideia de realizar um evento com crianças e adolescentes entre 9 e 13 anos, com diversas atividades físicas, artísticas e palestras para elas e seus genitores, almejando convidá-los a participar dos programas sociais promovidos pelo governo e prefeitura e, ao mesmo tempo, fomentar uma maior união entre as famílias”, explicou.