O Ministério Público da Paraíba lançou, na tarde desta segunda-feira (9), a campanha “Conte até 10 nas Escolas”, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), voltada à educação do adolescente e do jovem para uma cultura de paz, sendo voltada especialmente ao ensino médio. A ação é uma iniciativa dos Centros de Apoio Operacional às Promotorias da Criança e do Adolescente e da Educação e do gestor da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp).
O lançamento foi realizado no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça e contou com a participação de alunos, professores e gestores das escolas, do procurador-geral de Justiça, Bertrand de Araújo Asfora, dos representantes do CNMP, Antônio Carlos Ozório e Lara Maia, das coordenadoras dos Caops da Criança e do Adolescente, Soraya Escorel, e da Educação, Ana Carolina Coutinho, da promotora da Educação de João Pessoa, da gerente da 1ª Região de Ensino, Wleica Aragão, da representante da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Amarildes Dias, e da adolescente Natalia Alves, representando o protagonismo adolescente.
O procurador-geral de Justiça destacou que o Ministério Público deve dar respostas firmes à sociedade para combater a violência. “É possível reverter essa situação com duas coisas: a modernização da atuação criminal do MP e promovendo a cultura da paz e da mediação”, disse.
O membro da Comissão de Infância e Juventude do CNMP, Antônio Carlos Ozório, informou que, por ano, 27 mil jovens morrem anualmente e que o propósito do CNMP é trazer reflexão sobre o tema. “A escola é local irradiador da paz e da emancipação da pessoa humana”, ressaltou.
A adolescente Natalia Alves agradeceu o espaço concedido ao protagonismo adolescente e disse que vai levar para a escola a campanha. “Estamos juntos na luta a favor do direito das crianças e dos adolescentes”, afirmou.
O evento foi marcado por apresentações culturais do cantor Liz Albuquerque, dos meninos da Casa Pequeno Davi, de adolescentes da Rede Margarida, e dos servidores do MP, Shirley Abreu e Anderson Oliveira.
Cartilha
O lançamento da campanha “Conte até 10 nas Escolas” foi encerrado com uma palestra ministrada pela promotora de Justiça do Rio Grande do Norte, Lara Maia, sobre a cartilha que será utilizada pelos professores nas salas de aula. A cartilha foi elaborada pelos profissionais do CNMP e do Ministério da Educação.
De acordo com a promotora, o conteúdo foi agrupado em quatro grandes temas que podem ser trabalhados cada um em uma aula ou em várias aulas, a depender da avaliação do professor: Vida e morte; Direitos e deveres dos adolescentes; Violência nas escolas e bullying; Enfrentamento da violência nas escolas.
Curso
Nesta terça-feira (10), será realizado o curso de formação referente à campanha para professores, em João Pessoa. O curso será ministrado na Escola Superior da Magistratura (Esma) pelo membro auxiliar do CNMP, Antônio Carlos Ozório. Na quarta-feira (11), o mesmo curso será promovido em Campina Grande, na Escola Estadual da Prata. Cerca de 50 professores devem participar de cada dia do curso.
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB