Acessibilidade  |      

Escolas de Montadas e Areial iniciam 2a etapa do Projeto “Menina Abusada”

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) iniciou, este mês, a segunda etapa do projeto “Menina Abusada”, em escolas da rede pública municipal de Montadas e Areial (a 155 quilômetros de João Pessoa). O próximo município a iniciar os trabalhos é Esperança.


O projeto “Menina Abusada” tem como objetivo combater e prevenir a violência sexual praticada contra crianças e adolescentes. Ele é desenvolvido pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente e tem o apoio de municípios e de organizações como a Associação Missão Restaurando Vidas e a Fundação Luterana de Diaconia.


Uma primeira etapa do projeto foi iniciada há quatro anos, quando profissionais da educação foram capacitados por especialistas que trabalham com a temática. O objetivo era orientá-los a como identificar os casos de abuso sexual nas escolas, como proceder com as vítimas e como acionar o sistema de garantia de direitos para cessar essa situação e proteger essas crianças e adolescentes.


Segundo a promotora de Justiça que coordena o Centro de Apoio às Promotorias da Criança e do Adolescente, Soraya Escorel, a segunda etapa, iniciada desde o ano passado em escolas públicas de vários municípios paraibanos, tem como objetivo promover mecanismos de defesa nas crianças e adolescentes através da educação sexual, da informação sobre o que caracteriza a violência sexual, as formas como essa violência se manifesta, as suas consequências e ainda formas de prevenção através da tríade: informação-denúncia-aplicação da norma jurídica.

Em MontadasAreial e Montadas


Na última quinta-feira (10), a segunda etapa do projeto foi realizada em Areial, na escola municipal de ensino fundamental (EMEF) Geraldo Luiz de Araújo Souza. Pela manhã, a equipe do MPPB se reuniu com os professores e profissionais da unidade de ensino para apresentação da proposta do projeto. No período da tarde, foi realizado um encontro com cerca de 150 pais e responsáveis dos alunos para conscientizá-los sobre o que é o projeto “Menina Abusada” e a importância de incluir a educação sexual no currículo do ensino fundamental.


Em Montadas, o trabalho aconteceu no dia 3 de julho, na EMEF Erasmo de Araújo Souza e contou com a participação de educadores e de cerca de 200 pais de alunos.


Participam da equipe do Projeto “Menina Abusada”, do MPPB, a psicopedagoga Maricleide Ferreira, as psicólogas Juliana Freitas e Mary Lopes e a técnica jurídica Maricélia Pinto.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb