O Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Criança e do Adolescente, em parceria com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), promove na próxima sexta-feira (10), às 8h, na sede do MPPB em Campina Grande, o Encontro Estadual Ministério Público Pró-Sinase (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo) para promotores que atuam na área da criança e do adolescente. À tarde, a partir das 14h, começa o I Encontro Regional Ministério Público Pró-Sinase voltado para gestores da política assistencial e integrantes dos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
No encontro estadual, o objetivo é fornecer subsídios aos promotores de Justiça para cobrar e acompanhar o processo de construção e implementação dos Planos Municipais de Atendimento Socioeducativo. De acordo com a Lei Federal 12.594/2012, que instituiu o Sinase, os municípios têm até o dia 14 de novembro deste ano para elaborar os planos.
Já o encontro regional terá como foco auxiliar os gestores e integrantes dos CMDCA's no processo de elaboração dos planos municipais de atendimento socioeducativo, através de oficinas sobre estratégias e ações a serem desenvolvidas pelo gestor e pelos conselheiros para a elaboração e implementação do Sinase.
Além de Campina Grande, também serão realizados encontros regionais nos municípios de Bananeiras, no próximo dia 17, em Sousa, no dia 21, em Patos, no dia 22, e em João Pessoa, no dia 31.
Segundo a promotora de Justiça Soraya Escorel, coordenadora do Caop da Criança e do Adolescente, os encontros objetivam também cumprir a meta do Planejamento Estratégico Nacional do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) que definiu dois temas prioritários na defesa dos direitos das crianças e adolescentes: Educação Infantil e Sinase.
“A Lei 12.594 previu que União, Estados e Municípios elaborassem seus planos decenais para a área. No âmbito federal, isso já ocorreu. Na esfera estadual, o planejamento está ocorrendo, mas na esfera municipal praticamente não se tem feito nada e nem tampouco se tem interesse em fazer. Daí, a importância de o Ministério Público se articular para exigir o cumprimento da lei, cobrando do gestor não somente a criação do plano municipal de atendimento socioeducativo como também a sua implementação”, disse.
Confira aqui a programação dos Encontros Regionais.
Confira aqui o banner dos Encontros Regionais.
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB