Os Centros de Apoio Operacional às Promotorias da Criança e do Adolescente e da Educação promoveram, nessa quarta-feira (29), um audiência para implementação do Projeto “Eca na Escola” no município de Lucena, no litoral norte do Estado.
Participaram da audiências as promotoras de Justiça Soraya Escorel, coordenadora do Caop da Criança e do Adolescente, e Ana Carolina Coutinho, coordenadora do Caop da Educação, a promotora de Justiça de Lucena, Rosa Cristina de Carvalho, o prefeito de Lucena, Marcelo Sales de Mendonça, e a secretária de Educação, Maria José da Conceição Silva.
Segundo a promotora de Justiça Soraya Escorel, o Projeto “Eca na Escola” busca contribuir para uma educação voltada à cidadania, possibilitando através de ações pedagógicas sugeridas tendo como pressuposto fundamental a discussão do Estatuto da Criança e do Adolescente entre professores e alunos, e ainda, entre pais, alunos e a escola.
As autoridades presentes assinaram um termo se comprometendo a incluir no currículo de ensino Fundamental, a partir do ano de 2015, o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Federal 8.069/1990, conforme preceitua a Lei 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e confeccionar o Estatuto da Criança e do Adolescente e distribui-lo no início de cada ano letivo, a partir de 2015, como material didático para todos os alunos do ensino fundamental.
Além de Lucena, o projeto “Eca na Escola” será inicialmente implementado em Cabedelo, Sapé, Mari, Santa Rita, Bayeux, Cruz do Espírito Santo e João Pessoa. Posteriormente, nos demais municípios do Estado da Paraíba.
Atividades
O Projeto está divido em seis semanas com sugestões de temas a serem desenvolvidos em sala de aula com crianças e adolescentes, bem como, pais e responsáveis. Cada semana trará um tema diferente, e serão promovidas atividades pedagógicas tendo como material base o próprio ECA. Todo o material confeccionado em sala de aula será apresentado aos pais e responsáveis, sendo utilizado como instrumento para fomentar a discussão.
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB