Será realizado, nesta sexta-feira (31), a partir das 8h, o último Encontro Regional Ministério Público Pró-Sinase (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo), no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em João Pessoa. O evento é promovido pelo O Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Criança e do Adolescente, em parceria com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), e voltado para gestores da política assistencial e integrantes dos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Segundo a a promotora de Justiça Soraya Escorel, coordenadora do Caop da Criança e do Adolescente, o encontro regional tem como foco auxiliar os gestores e integrantes dos CMDCA's no processo de elaboração dos planos municipais de atendimento socioeducativo, através de oficinas sobre estratégias e ações a serem desenvolvidas pelo gestor e pelos conselheiros para a elaboração e implementação do Sinase.
De acordo com a Lei Federal 12.594/2012, que instituiu o Sinase, os municípios têm até o dia 14 de novembro deste ano para elaborar os planos.“A lei previu que União, Estados e Municípios elaborassem seus planos decenais para a área. No âmbito federal, isso já ocorreu. Na esfera estadual, o planejamento está ocorrendo, mas na esfera municipal praticamente não se tem feito nada e nem tampouco se tem interesse em fazer. Daí, a importância de o Ministério Público se articular para exigir o cumprimento da lei, cobrando do gestor não somente a criação do plano municipal de atendimento socioeducativo como também a sua implementação”, disse.
Além de João Pessoa, o Encontro Regional Pró-Sinase também foi promovido, durante o mês de outubro, nos municípios de Campina Grande, Bananeiras, Sousa e Patos. Os encontros contam com a participação do 2º subprocurador-geral, José Raimundo de Lima, e dos promotores de Justiça Sarah Viana, Stoessel Wanderley, Leonardo Quintans, Marinho Mendes, Glauco Coutinho e Elmar Pereira.
Municípios
Devem participar do encontro desta sexta gestores e conselheiros dos CMDCA's de Alhandra, Baía da Traição, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Caldas Brandão, Capim, Capim de Mamanguape, Conde, Cruz do Espírito Santo, Gurinhém, Itabaiana, Jacaraú, João Pessoa, Juripiranga, Lucena, Mamanguape, Marcação, Mari, Mulungu, Pedras de Fogo, Pedro Régis, Pilar, Pitimbu, Riachão do Poço, Rio Tinto, Salgado de São Félix, Santa Rita, São José dos Ramos, São Miguel de Taipu, Sapé e Sobrado.
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB