Caop da Criança realiza pesquisa e destaca o projeto “Maio Laranja” no enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes, no Sertão da Paraíba
18 de maio, próxima segunda-feira, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Com a proximidade da data, o Ministério Público da Paraíba, através do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Criança e do Adolescente, realizou uma pesquisa sobre novas iniciativas e projetos, desenvolvidos no Estado, que tivessem por objetivo a expansão de informações sobre violência sexual contra crianças e adolescentes.
Segundo a coordenadora do Caop, promotora Soraya Escorel, foi encontrado, durante a pesquisa, um projeto chamado “Maio Laranja”, que tem como objetivo propiciar maior visibilidade sobre a discussão do tema, chamando a todos a responsabilidade de se prevenir e combater a violência sexual contra crianças e adolescentes.
O “Maio Laranja” foi idealizado no município de Malta, Sertão do estado, pela Coordenadora do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas), Juliana Freitas, que falou sobre a importância da campanha durante todo o mês de maio e não apenas no dia 18. “Nosso maior objetivo é ampliar o conhecimento da população e dos profissionais que trabalham direta e indiretamente com crianças e adolescentes, apenas o conhecimento poderá contribuir para ampliar as estratégias de denúncias e suas possibilidades de enfrentamento junto aos municípios participantes”.
Ela destacou ainda que o projeto tem como proposta sensibilizar os profissionais da saúde, educação, assim como a sociedade em geral, sobre os aspectos, os sinais de identificação e as consequências da violência sexual, publicizando os canais de denúncias.
Segundo a idealizadora do projeto, a escolha da cor laranja foi motivada pelo estudo sobre o conceito da palavra laranja, que é utilizada para designar uma pessoa que é usada em benefício de outra, fato que se assemelha ao abuso e à exploração sexual praticado com crianças e adolescentes, as quais são usadas para satisfazer os desejos sexuais do outro. “A ideia é ampliar o uso da cor laranja, simbolizando a campanha em prédios públicos, avenidas, igrejas, durante todo o mês de maio”, disse a idealizadora.
Os municípios de Malta, Condado, São Bentinho, São José de Espinharas, Patos e São José de Princesa aderiram ao Projeto Maio Laranja e realizaram a sua implantação. “Os municípios paraibanos estão de parabéns por aderir ao Projeto Maio Laranja, assim como a sua idealizadora. Agora esses municípios precisam investir em ações efetivas para o enfrentamento da violência sexual de crianças e adolescentes, seja através de formações continuadas com os profissionais, assim como, mediante investimentos financeiros em políticas públicas, finalizou a coordenadora e promotora Soraya Escorel.
A coordenadora salientou, sobre o 18 de maio, que é importante publicizar e expandir informações sobre sintomas, formas e estratégias de detecção e consequências da violência sexual de crianças e adolescentes. A sociedade brasileira precisa conhecer os fatores da problemática vivenciada por inúmeras crianças e adolescentes.