Acessibilidade  |      

Atendimento à saúde mental de crianças e adolescentes é discutido em audiência pública

O Minisdtério Público da Paraíba (MPPB), por meio dos Centros de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (Caops) da Criança e do Alolescente e da Família, realizou na tarde da quarta-feira (26), na Sala de Sessões da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), em João Pessoa, uma audiência pública visando a construção de um fluxo de atendimento às crianças e aos adolescente no que diz respeito à saúde mental.

A audiência foi presidida pelas promotoras de Justiça Soraya Soares da Nóbrega Escorel Justiça, coordenadora do Caop da Criança e do Adolescente, e Paula da Silva Camillo Amorim, coordenadora do Caop da Família. Participaram do evento Dalenir Francisca Praxedes Izidro, representando o Hospital Municipal do Valentina Figueiredo; Shirlene Queiroz de Lima, da Secretaria da Saúde da Paraíba (coordenadora de Saúde Mental); Luiz de França, representando a Coordenação de Saúde Mental; Marinalva de Sena Brandão, do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira; e Walter Freire Franco, diretor do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira.

Também estiveram presentes à audiência Fabiana Aráujo, representando o Ortotrauma de Mangabeira; Gerlany Procópio, do Ortotrauma de Mangabeira; Alessandra da Cruz, representando a Saúde Mental de João Pessoa; Carmen Valéria Gadelha Mendes, do Hospital do Valentina Figueiredo; Thaís Cavalvanti Gomes Vasconcelos; Arlindo Félix da Costa Neto; Igor Mendonça do Nascimento, representando o Ortotrauma de Mangabeira; e Karenina Lemos, também do Ortotrauma de Mangabeira.

Foram discutidas diversas situações e as dificuldades do atendimento em saúde em João Pessoa e demais municípios paraibanos. A representantes do Hospital Juliano moreira, Marinalva Brandão, ressaltou que, no ano de 2015, 76 adolescentes foram internados no Complexo Juliano Moreira. Desses, 25 adolescentes são provenientes de João Pessoa e onze são do município de Bayeux. Os demais são provenientes de diversos municípios da Paraíba, causando problemas do atendimento de adolescentes ameaçados de morte. Já Fabiana Araújo, representando o Ortotrauma de Mangabeira, informou que a situação da saúde dos municípios de Bayeux e Cabedelo é preocupante, porque estariam enfrentando uma crise na estrutura dos serviços de saúde.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */