Acessibilidade  |      

Promotoria da Criança e do Adolescente de JP discute causas e riscos da obesidade infantil

Cerca de 19% das crianças e adolescentes de João Pessoa estão com sobrepeso ou são obesas. O dado foi divulgado durante evento realizado pela Promotoria da Criança e do Adolescente da Capital, em parceria com o Lions Internacional, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça. O objetivo do evento é conscientizar a sociedade a respeito das causas, dos fatores de risco, tratamentos e cuidados da obesidade infantil.

O promotor de Justiça Alley Escorel disse que a sociedade não pode ficar indiferente a essa problema destacando que que a obesidade infantil está relacionada à vários direitos, como à alimentação saudável, à saúde, à vida com dignidade. “A vida é um direito humano fundamental”, comentou.

Ele apontou o artigo 4 do Estatuto da Criança e do Adolescente que estabelece que é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Isso significa que a criança e o adolescentes têm prioridade, conforme o promotor, que a elaboração das políticas públicas e a destinação dos recursos públicos.

A pedagoga do Ministério Público, Shirley Abreu Severo, apontou que a proteção integral da criança e do adolescente está presente da Constituição Federal e que é preciso efetivar esses direitos. “O Ministério Público entende que participar de momentos como esse é fundamental para garantir os direitos”, disse, ao falar sobre o evento.

Shirley Abreu ressaltou ainda a centralidade da família para resolver o problema da obesidade infantil. Quanto à escola, ela asseverou que o direito à saúde deve ser trabalhado desde a educação infantil, e que estava previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais de 1997.

Já o pediatra Constantino Braga enfatizou que tudo começa na família e que é preciso criar hábitos saudáveis e repensar conceitos para combater o obesidade infantil. Ele ressaltou ainda o papel da propaganda de televisão nos hábitos de crianças que comem alimentos industrializados, que contribuem para o problema do excesso de peso.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */