MPPB promove eventos para discutir o enfrentamento da violência sexual de crianças e adolescentes, em Sapé
O Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Educação e da Criança e do Adolescente e a Promotoria de Justiça de Sapé promoveram, esta semana, eventos alusivos ao Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (18 de maio).
Na última quarta-feira (17), foi realizado um seminário que discutiu a superação da violência doméstica e familiar e a violência sexual intrafamiliar. O evento aconteceu em Sapé com o apoio da Fundação Luterana de Diaconia e da Câmara Municipal de Vereadores e contou com a participação de representantes da rede de proteção dos direitos da criança e do adolescente dos municípios de Sapé, Sobrado e Riachão do Poço.
O representante da Fundação Luterana de Diaconia, Rogério Aguiar, ministrou palestra contextualizando a violência doméstica. Ele evidenciou as formas de violência e falou também sobre modos de superá-la.
Já a promotora de Justiça Soraya Escorel, que coordena o Centro de Apoio, abordou a violência sexual, destacou a importância da denúncia e da escuta das vítimas, explicou o fluxo do atendimento e a necessidade de articulação da rede local de proteção para a implementação de políticas públicas.
De acordo com a representante do MPPB, o seminário foi o primeiro momento de sensibilização da rede local para a implementação de um projeto 'Não tão doce lar', baseado em metodologia de origem alemã que visa mobilizar a sociedade para superar a violência doméstica em todos os seus níveis.
O segundo momento do projeto prevê a montagem de uma casa que será exposta ao público. No local serão evidenciados os sinais de violência.
18 de Maio
Outro evento realizado em Sapé, no Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de Maio), foi o lançamento do livro 'Menina Abusada – prevenindo a violência sexual infantojuvenil', que fala sobre o projeto homônimo desenvolvido nos últimos pelo MPPB em vários municípios paraibanos. O lançamento da publicação ocorreu em Sapé porque esse foi a primeira cidade paraibana onde foram implementados os trabalhos de enfrentamento à violência sexual contra meninas e meninos.
O lançamento contou com a presença de autoridades locais, de integrantes da rede de proteção, Legislativo Municipal, professores e estudantes das redes pública e privada de ensino e de representantes dos municípios de Pilar, Esperança, Juarez Távora, Santa Rita, Alagoa Grande e São José dos Ramos, onde foram executadas todas as etapas do projeto 'Menina Abusada'.