Acessibilidade  |      

Projeto Família que Acolhe é apresentado para autoridades de cinco municípios

O Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente (CAO Criança e Adolescente) fez, na manhã desta segunda-feira (04/11), a primeira reunião do terceiro ciclo do projeto estratégico “Família que Acolhe”, que deverá ser implementado nos municípios que integram a primeira microrregião, polarizada por Campina Grande.

A reunião ocorreu no município de Queimadas e abrangeu ainda os municípios de Caturité, Fagundes, Aroeiras e Gado Bravo.

Participaram a coordenadora do CAO Criança, promotora Juliana Couto, gestora do projeto estratégico; os promotores de Queimadas, Marcio Teixeira, Caroline Honorato e Leonardo Furtado; e a pedagoga do MPPB, Shirley Abreu.

O projeto “Família que Acolhe” tem como objetivo fomentar, nos municípios, a criação do serviço de acolhimento familiar como alternativa à institucionalização de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Ele já foi desenvolvido em outras duas regiões do Estado, com a edição de leis criando o serviço de acolhimento familiar em 24 municípios.

O foco do projeto é implantação da alternativa de acolhimento familiar em vez do acolhimento institucional (em abrigos), ou seja, famílias ou pessoas da comunidade acolhem voluntariamente, em suas casas e por um período provisório, crianças e adolescentes que sofreram violação de direitos e precisaram ser retirados de suas famílias como medida de proteção. A família acolhedora oferece às crianças e adolescentes cuidado e proteção integral, até que seja possível a reintegração familiar ou, na impossibilidade, a colocação em família substituta. Essas famílias devem ser habilitadas, capacitadas e acompanhadas por uma equipe técnica do serviço.

Na próximas quarta e quinta-feira (5 e 6/11), o projeto será apresentado nos municípios de Alagoa Grande e Esperança, respectivamente.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */