Acessibilidade  |      

“Cidadania de Primeira”: mais de 30 crianças devem ser atendidas na próxima quarta

O projeto “Cidadania de Primeira” realiza, na próxima quarta-feira (20/11), o último dia de atendimento de crianças para coleta e armazenamento de dados biométricos e confecção do primeiro documento de identidade civil (RG). Devem ser atendidas mais 37 crianças na Creche Ana Paula, em Campina Grande. O “Cidadania de Primeira” é primeira ação educativa executada pelo Fórum Interestadual Permanente de Prevenção ao Desaparecimento de Crianças e Adolescente (Fica-PB).

Na última quarta-feira (13/11), o segundo dia do projeto realizou atendimento de 16 crianças da creche municipal Ana Paula em Campina Grande. Foram atendidas crianças de 3 a 6 anos todas estavam acompanhadas por uma pessoa da família, na maioria palas mães. Participaram da ação a promotora Elaine Alencar (PLID/MPPB), o juiz da Infância de Campina Grande, Hugo Zaher, coordenadores do projeto; Mikaela (TJPb) e Mateus Lira (IPC).

“A presença de um familiar agrega importante valor ao projeto por dois aspectos: primeiro, porque o envolvimento dos pais ou responsáveis é um dos focos educativos do Cidadania de Primeira, já que cabe aos pais providenciar o RG das crianças; segundo, a criança se sente mais tranquila e segura, possibilitando que a coleta de dados e das impressões digitais seja mais rápida”, destacou a promotora.

Nos dois dias de projeto foram atendidas 36 crianças. O RG das 21 atendidas no último dia 6 já estão disponíveis para retirada na Casa da Cidadania. Para as 15 crianças atendidas na última quarta, a previsão de chegada dos RGs é nesta terça-feira (19/11). Quando pronto o documento, os pais podem retirá-lo diretamente na Casa da Cidadania.

A promotora Elaine Alencar é integrante do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos do Ministério Público da Paraíba (Plid/MPPB). O programa está em pleno funcionamento recepcionando demandas da sociedade e dos órgãos envolvidos na busca e reconhecimento de pessoas e cadáveres, no Estado. O Plid utiliza um sistema que interliga órgãos do MP de todo o País. A ideia é atuar, prioritariamente, nos casos em que os mecanismos de buscas locais de desaparecidos não foram suficientes para solucioná-los.

Galeria de Fotos (Elaine Alencar/MPPB)

 

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */