Acessibilidade  |      

MPPB, MPF e órgãos governamentais discutem situação de indígenas venezuelanos, em João Pessoa

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) e o Ministério Público Federal (MPF) estão acompanhando a situação das famílias de venezuelanos indígenas da etnia Warao, em João Pessoa. Nessa segunda-feira (30/05), o promotor de Justiça João Arlindo Correa Neto, que atua na defesa da criança e do adolescente na Capital, e o procurador da República José Godoy, participaram de uma reunião com órgãos governamentais e não governamentais para tratar do assunto.

A reunião foi organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Humano do Estado, atendendo ao pedido do MPPB por informações sobre as políticas públicas implementadas pelo Estado para acolher e assistir as crianças e adolescentes Waraos e suas famílias. 

O evento aconteceu no Espaço Cultural, na capital, e contou com a participação de representantes das secretarias estaduais da Saúde e da Mulher e Diversidade Humana, das Defensorias Públicas da União e do Estado, do Serviço Pastoral do Imigrante, Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Ação Social Arquidiocesana (ASA).

Conforme explicou João Arlindo, outra reunião em data a ser definida será realizada para dar continuidade ao trabalho de acompanhamento. “O MP está buscando saber quais as ações do Estado para o abrigamento e inserção dessas pessoas no mercado de trabalho, bem como as medidas que vêm sendo adotadas para garantir os direitos da população infantil como a escolarização das crianças na língua nacional. O objetivo é não deixar que elas fiquem em situação de vulnerabilidade. É preciso respeitar a cultura dessas pessoas que já foram desterradas de seus territórios e queremos saber como elas estão sendo tratadas pelo Estado, que políticas públicas estão sendo e serão implementadas para acolhê-las e para tornar a vida delas menos traumática”, disse.

 

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */