Acessibilidade  |      

Evento promovido pelo MPPB capacita rede de proteção de crianças e adolescentes

Evento promovido pelo MPPB capacita rede de proteção de crianças e adolescentes

Representantes de diversas instituições dos municípios de Juazeirinho, Tenório e Santo André participaram, nessa terça-feira (29/05), do ciclo de palestras promovido pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) sobre o Sistema de Garantias de Direitos da Criança e do Adolescente (SGD) e temas desafiantes, como exploração sexual, violência doméstica, bullying e cyberbullying e escuta protegida.

O evento idealizado pela promotora de Justiça de Juazeirinho em substituição, Gláucia Maria de Carvalho Xavier (que atua na defesa da criança e do adolescente), aconteceu no auditório da Escola Municipal Severino Marinheiro, em Juazeirinho. Participaram integrantes dos conselhos tutelares e de defesa dos direitos (CMDCAs); dos centros de Referência em Assistência Social (Cras e Creas) e de Atenção Psicossocial (Caps); professores das redes municipais e estadual de ensino; secretários municipais de educação, saúde e assistência social; delegados de polícia e promotores de Justiça.

A mesa de trabalhos foi integrada pelo secretário-geral do MPPB, o promotor de Justiça Rodrigo Marques da Nóbrega; pelo coordenador da Assessoria Técnica da Procuradoria-Geral de Justiça, Alexandre César Fernandes Teixeira; e pela coordenadora do Centro de Apoio Operacional às promotorias de Justiça de defesa da criança e do adolescente, a promotora de Justiça Fábia Dantas Pereira, uma das palestrantes do evento.

De acordo com a promotora de Justiça Gláucia Xavier, o evento atingiu seu objetivo e promoveu a interinstitucionalidade para discussões sobre temas desafiantes que envolvem a proteção do público infantojuvenil. “Os palestrantes do evento cumpriram o mister com excelência. Esperamos que esse ciclo de debates colabore para o aprimoramento da atuação de cada ator que integra o Sistema de Garantia de Direitos porque isso repercutirá no melhor atendimento e em uma melhor proteção a crianças e adolescentes e suas famílias”, disse. 

Palestras

Além da promotora de Justiça Fábia Cristina, que falou sobre “escuta protegida”, também ministraram palestras os psicólogos Eldjair de Souza Pereira e Alifi Júnior Clementino Soares sobre o tema “exploração sexual da criança e do adolescente”.

Outra palestrante foi a coordenadora do Creas e ex-conselheira tutelar, Aline Souza, que falou sobre a Lei Henry Borel (Lei 14.344/2022), que versa sobre a violência doméstica e familiar contra crianças e adolescentes. 

A última palestra do ciclo de debates foi ministrada pela psicóloga Cláudia Xavier, sobre o tema bullying escolar. 

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */