Com a presença de autoridades e representantes de nove municípios, a Promotoria de Justiça da Criança e do Adolescente de Guarabira realizou, na semana passada, um evento com foco no aprimoramento da atuação integrada da rede de proteção. O encontro, intitulado "Articular para Proteger", aconteceu no auditório da OAB Guarabira.
A programação contou com uma mesa expositiva, promovendo o debate sobre a proteção de direitos. Participaram: a promotora de Justiça da Criança e do Adolescente de Guarabira, Danielle Lucena, a juíza da 2ª Vara de Guarabira, Andressa Torquato; a psicóloga do Núcleo de Assessoria Psicossocial e Equipe Multidisciplinar (Napem/TJPB), Maria Gorete de Rezende; e assistente social do Napem, Cristina Lima.
O evento reuniu as redes de proteção dos municípios que compõem a Promotoria: Araçagi, Cuitegi, Duas Estradas, Guarabira, Pilões, Pilõezinhos, Pirpirituba, Serra da Raiz e Sertãozinho. Estiveram presentes ainda o presidente da OAB Guarabira, o Comando do 10º Batalhão de Polícia Militar e o Serviço Regional de Acolhimento Familiar, alcançando a participação de mais de 100 profissionais.
A promotora Danielle Lucena destacou a importância do evento para o engajamento dos profissionais. "A importância desses momentos está na interação e no aprendizado dos profissionais da rede. Todos somos de grande importância para a efetiva proteção dos direitos da criança e do adolescente," afirmou a promotora, ressaltando que a sinergia entre os atores é fundamental para o sucesso das ações.
Ainda de acordo com a promotora, o encontro não se limitou aos debates técnicos, sendo realizados ainda momentos de sensibilização e demonstração de boas práticas com as apresentações culturais e informativas, como o Coral Infantil de Libras do município de Pirpirituba. Também houve apresentação do Conselho Tutelar de Guarabira, que detalhou suas atividades e desafios.
“O sucesso do "Articular para Proteger" reforça o compromisso da Promotoria de Justiça de Guarabira em qualificar e integrar as ações de defesa dos direitos infanto-juvenis em toda a Região”, concluiu a promotora.
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB