O Ministério Público da Paraíba (MPPB) realizou uma reunião estratégica nesta segunda-feira (24/11) para dar início a uma articulação com órgãos estaduais, visando a formação de uma parceria para a prevenção de violência sexual contra crianças. O encontro é o ponto de partida de um projeto institucional do MPPB, focado em ações, capacitações e medidas que combatam a violência sexual infantojuvenil e minimizem a revitimização e a violência institucional.
A reunião contou com a participação do procurador-geral de Justiça em exercício, Luís Nicomedes de Figueiredo; da coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescentes, promotora Fernanda Pettersen; da secretária de Planejamento e Gestão do MPPB, promotora Ana Maria França.
Também estiveram presentes representantes da Secretaria Estadual de Educação, da Secretaria Estadual de Saúde, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB), da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) e do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).
Segundo a coordenadora do CAO da Criança e do Adolescente, a reunião teve como foco inicial a parceria com o Estado, mas futuramente serão realizadas reuniões também com o município de João Pessoa. O objetivo central é a utilização de diversas ações de prevenção.
"É um projeto institucional com medidas, ações e capacitações que visem a prevenção de violência sexual contra crianças e também capacitação de membros e da rede para evitar revitimização e violência institucional", explicou a representante do MPPB.
A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do MPPB ficará responsável pela gestão do projeto, enquanto o CAO da Criança e do Adolescente será o executor do projeto.
Ainda conforme a promotora Fernanda Pettersen, a participação do IFPB ocorre em razão de uma parceria com o MPPB, voltada para a divulgação de uma revista em quadrinhos do instituto que aborda a prevenção de violência sexual. A publicação dos quadrinhos faz parte de um projeto de extensão do IFPB que trata de temática de saúde coletiva e pública. Em 2025, a revista tem como tema a "Prevenção de Abuso Sexual Infanto e Juvenil". “O MPPB busca utilizar essa parceria para que a revista seja amplamente distribuída nas"principais portas de entrada de notícias de violação de direitos da criança, principalmente violência sexual, como é o caso de equipamentos da saúde e da educação", informou a promotora.
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB