O Ministério Público da Paraíba firmou um termo de cooperação técnica com diversos órgãos do Estado para garantir a continuidade do Centro de Atendimento Integrado (CAI) para crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência doméstica, que funciona no Hospital Arlinda Marques, em João Pessoa. O termo foi publicado no Diário Oficial Eletrônico dessa quarta-feira (26/11).
O termo foi assinado pelo procurador-geral de Justiça, Leonardo Quintans Coutinho, e pelos representantes da Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social, Polícia Civil, Secretaria de Estado da Saúde, Instituto de Polícia Científica (IPC) e Secretaria de Desenvolvimento Humano.
O acordo anterior chega ao fim em dezembro e o aditivo foi assinado após diversas reuniões e articulações com o Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente do MPPB. O novo acordo, mais pertinente às atuais demandas, tem validade de 5 anos, iniciando-se no próximo dia 2 de dezembro.
De acordo com a coordenadora do CAO da Criança e do Adolescente, promotora de Justiça Fernanda Pettersen, a cooperação foi uma conquista na Proteção Integral das crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.
Conforme acordado, o atendimento integrado às crianças e aos adolescentes vítimas ou testemunhas de violência inclui o atendimento à saúde, o registro da ocorrência criminal, o depoimento especial prestado perante a autoridade policial e a realização de provas periciais. Isso evita a revitimização.
“A atual pactuação representa o compromisso do MP com os direitos das crianças e adolescentes, pois a descontinuidade da prestação do serviço, renovado por meio desse termo de cooperação, representaria um grave retrocesso na proteção dos direitos fundamentais infantojuvenis, com impactos negativos na qualidade do atendimento, na produção de provas e na efetividade da rede de proteção”, afirmou a coordenadora.
O CAI foi implantado em 2021 para oferecer um serviço especializado e multiprofissional humanizado a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência dentro do mesmo local. Mais de 150 atendimentos já foram realizados, a maior parte deles em razão de violência sexual praticada contra meninas de até 12 anos de idade.
Foto ilustrativa
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB