Ncap avalia ações da Polícia Civil para melhorar a segurança pública
O Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial, órgão do Ministério Público da Paraíba, (Ncap/MPPB) está acompanhando o andamento de projetos e melhorias na área da segurança pública, como ampliação do efetivo policial, infraestrutura de delegacias e elucidação de crimes. Esta semana integrantes do Ncap se reuniram com representantes da Polícia Civil para tratar desses assuntos, que são objetos de procedimentos administrativos diversos. O MPPB continuará mantendo esse diálogo com representantes dos órgãos de segurança pública, com vistas a garantir, de forma extrajudicial, uma prestação melhor do serviço à sociedade.
A reunião aconteceu na última terça-feira (06/02), na sede do Ncap, que funciona no prédio da Promotoria de Justiça de João Pessoa, e foi conduzida pela coordenadora do órgão, a promotora Cláudia Bezerra, que estava acompanhada dos outros dois integrantes do órgão ministerial, os promotores Tulio Cesar Fernandes Neves e Cláudio Antônio Cavalcanti. Eles receberam o delegado-geral da Polícia Civil, André Rabelo de Vasconcelos, e dos diretores de Engenharia e de Estatística da Polícia Civil, Sérgio Maia e Glauber Elias, respectivamente.
O delegado-geral apresentou informações sobre a nomeação e a distribuição dos novos concursados da Polícia Civil, garantindo que a instituição tem dado atenção especial às áreas com maior incidência criminal e às delegacias especializadas de atendimento à mulher. André Rabelo também apresentou números de boletins de ocorrências lavrados, índices de elucidação de crimes violentos letais intencionais e outros dados estatísticos ligados à atividade policial.
O Ncap também teve acesso ao cronograma das atividades de engenharia e de manutenção dos prédios em uso pela Polícia Civil, sendo debatidas questões estruturais constatadas pelo órgão ministerial nas últimas inspeções realizadas na Região Metropolitana de João Pessoa e em Campina Grande.
“Ainda foram discutidas metas relativas a diversas questões que vêm sendo acompanhadas pelo Ncap para o bom desenvolvimento da atividade da Polícia Judiciária, como o empenho para conclusão das investigações que tramitam há mais de três anos, a implementação de força-tarefa cartorária em algumas unidades para dar andamento aos procedimentos e maior controle de bens apreendidos, entre outros”, disse a promotora Cláudia Bezerra.