Acessibilidade  |      

MPPB integra caravana que tenta qualificar atendimento às mulheres vítimas de violência

 

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) está integrando a Caravana Tecendo Redes, que está capacitando profissionais das áreas de Segurança Pública e Justiça, a fim de qualificar o atendimento às mulheres em situação de violência doméstica e sexual no Sertão da Paraíba. Desde a última segunda-feira, o grupo está percorrendo as cidades de Cajazeiras, Itaporanga, Aguiar e Cachoeira dos Índios. Nesta quinta e sexta-feira, os trabalhos se concentram em Patos, onde a Caravana acompanha o júri do acusado de assassinar Maria do Céu, líder quilombola.

O coordenador do Núcleo de Políticas Públicas do MPPB, Valberto Cosme de Lira, está acompanhando as capacitações promovidas pela Carava. Ele tem falado aos participantes sobre o papel do Ministério Público no combate à violência contra a mulher. O MPPB lançou, no último dia 8, a campanha “Não é Amor. É violência”, que une esforços contra a violência doméstica. No dia a dia, as promotorias de Justiça em todo o Estado acompanham mulheres, vítimas de agressão. O MPPB também acredita no trabalho de prevenção da violência, não só punindo os agressores pelos crimes, mas também conscientizando-os para que não reincidam.

Sensibilizando profissionais
A Caravana Tecendo Redes pretende sensibilizar profissionais que atuam nos serviços de atendimento à população, como assistentes sociais, psicólogas, assessores jurídicos, que atuam nos Cras e Creas, conselhos tutelares, agentes de saúde, coordenadores de escolas, secretarias de Saúde e Educação, lideranças comunitárias, sindicatos, e equipes de Fóruns da Justiça e Ministério Público.

A atividade é uma realização da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, e além do MPPB conta com outros parceiros, como Tribunal de Justiça da Paraíba e Coordenação de Delegacias Especializadas de Mulheres (CoorDeam). A capacitação integra a programação do mês de março.

Júri em Patos
Em todas as cidades que a Caravana tem passado ocorreram casos de morte com qualificadora de feminicídios ou ameaças de morte, segundo a delegada Maísa Félix, coordenadora das Delegacias de Mulheres. A passagem por Patos coincidirá com a mobilização da data do julgamento de Edmilson Souza da Costa, réu do caso Maria do Céu, presidente da Associação das Louceiras Negras da Serra do Talhado e liderança da comunidade quilombola da Serra do Talhado Urbano, na cidade Santa Luzia. Ela foi morta por Edmilson e teve o corpo queimado, em 2013. O julgamento será no Fórum Miguel Sátiro, a partir das 8h.

Grupos de mulheres da Associação de Louceiras do Quilombo do Talhado, profissionais da Semdh e do Centro Estadual de Referência da Mulher Fátima Lopes, que estão acompanhando o caso, e a família pedem justiça e o julgamento de Edmilson Souza da Costa.


CARAVANA TECENDO REDES

Cajazeiras – 19.03 – Plenária da Câmara Municipal – Das 8h30 às 12h

Itaporanga – 20.03 – Fórum Dr. Ferreira Júnior – Das 8h às 12h

Cachoeira dos Índios – 20.03 – Auditório da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres – Das 8h às 12h

Aguiar – 21.03 – Escola Municipal Ensino Fundamental II LÍDIA Cabral de Sousa – 15h

No Cras – Às 19h

Patos 22 e 23 – Fórum Miguel Sátiro – Das 8h às 12h

 

Com informações da Secom-PB

 

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */