Acessibilidade  |      

MP lança campanha sobre os “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher”

O Ministério Público da Paraíba lançou, na tarde desta segunda-feira (26), uma campanha em alusão aos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”. A campanha foi lançada durante a sessão do Colégio de Procuradores de Justiça, realizada na sede do MPPB, em João Pessoa. Até o próximo dia 10 de dezembro, a instituição está dando visibilidade a alguns temas que merecem um olhar atento da sociedade. A campanha também está sendo repercutida nas regiões de Campina Grande e de Patos.

O procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega filho, assinou o 'laço branco', símbolo da campanha, se comprometendo a lutar ao lado das mulheres pelo fim da violência. Ele destacou a importância da campanha cujo objetivo é alertar para o problema da violência contra a mulher em suas diversas formas.

O laço também foi assinado pelos procuradores Luciano Maracajá (corregedor-geral do MPPB), Doriel Veloso (ouvidor do MPPB), Janete Maria Ismael da Costa Macedo, Alcides Orlando de Moura Jansen, Kátia Rejane Medeiros Lucena, José Raimundo de Lima, Álvaro Cristino Gadelha, José Roseno Neto, Francisco Sagres Macedo Vieira, Marilene Campos, Jacilene Nicolau Faustino, Vasti Cléa Marinho Lopes, Valberto Cosme de Lira, Herbert Douglas Targino e Joaci Juvino da Costa Silva.

O procurador de Justiça Valberto Lira, coordenador do Núcleo de Políticas Públicas do MPPB, informou que se trata de uma campanha internacional, que foi iniciada em 1991, pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL). No Brasil, é realizada desde 2003. O laço branco faz alusão ao “Massacre de Montreal”, ocorrido em 1989 quando um homem de 25 anos matou 14 mulheres, na Escola Politécnica de Montreal, no Canadá, por motivos misóginos.

Valberto Lira também falou sobre os eventos que estão agendados nos próximos dias, como a reunião com os secretários de Saúde dos 64 municípios da 1ª macrorregião para divulgação das notas técnicas para implantação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (Pnaisp) e pelo enfrentamento da sífilis, na próxima sexta-feira (30/11). As promotoras de Justiça Dulcerita Alves e Jovana Tabosa, que integram a equipe que idealizou a campanha no MPPB, participaram da sessão.

O laço branco será levado a alguns eventos do Ministério Público e outras instituições que aderirem à causa, a exemplo do Tribunal de Justiça (Mutirão da Violência Doméstica), Ministério Público Federal (MPF) e Tribunal Regional do Trabalho (TRT). O laço simbólico também deve estar na Corrida do Bem, no dia 9 de dezembro, na Praia do Cabo Branco.

O procurador de Justiça Alcides Jansen propôs um voto de aplauso a toda a equipe envolvida no desenvolvimento da campanha, ressaltando a importância do tema para o MPPB e a sociedade. Todos os procuradores se acostaram ao voto.

 

Os temas da campanha

Vamos juntos virar esta página! É o chamado do MPPB a toda a sociedade que luta pelos direitos das mulheres e pelo fim da violência. O grupo que discute problemas e impactos da violência contra a mulher é coordenado pelo procurador Valberto Lira (Núcleo de Políticas Públicas do MPPB) e integrado pelas promotoras titular e auxiliar da Mulher, Rosane Araújo e Dulcerita Alves, e pela 2ª promotora da Saúde de João Pessoa, Jovana Tabosa.

O grupo definiu, junto à Assessoria de Comunicação do MPPB, que deveria ser dada visibilidade a 16 temas, acompanhando a campanha mundial dos 16 dias de ativismo: feminicídio; violências sexual, obstétrica, doméstica, simbólica, institucional, moral, no campo, no trabalho, contra idosas e contra mulheres lésbicas e transsexual; machismo; abandono no cárcere; mulheres infectadas com doenças sexualmente transmissível pelos parceiros; racismo e preconceito e erotização da infância.

 

 

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */