Acessibilidade  |      

3° curso de capacitação para facilitadores do projeto 'Refletir' é encerrado em JP

O Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Cidadania e Direitos Fundamentais do Ministério Público da Paraíba (MPPB) encerrou, nessa segunda-feira (26), em João Pessoa, o terceiro curso de capacitação para facilitadores do “Projeto Refletir”, que tem como objetivo sensibilizar homens envolvidos em violência doméstica sobre os prejuízos do machismo, da violência e sobre a 'Lei Maria da Penha', de modo a promover mudança comportamental e o respeito à dignidade das mulheres.

O projeto é inspirado no trabalho já desenvolvido no Ministério Público do Rio Grande do Norte. Lá, todos os homens que participaram da iniciativa não reincidiram no comportamento violento contra as companheiras.

O terceiro curso de capacitação para facilitadores começou no último dia 19 de novembro, no auditório da sede das Promotorias Especializadas da Capital. Participaram cerca de 30 inscritos, entre estudantes e profissionais das áreas de Psicologia, Pedagogia, Serviço Social e Direito. O curso foi aberto pela promotora auxiliar da Promotoria da Mulher da Capital, Dulcerita Alves, e teve o apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MPPB (Ceaf).

O curso também teve a participação da advogada faciliatora do projeto Marília Albernaz, que, além de conhecimentos técnicos sobre a 'Lei Maria da Penha', abordou conteúdos sobre as várias formas em que se manifesta a violência contra a mulher e os aspectos que devem ser trabalhados durante as oficinas com o público-alvo do projeto.

O encerramento foi feito pela promotora de Justiça Elaine Cristina de Alencar, que coordena o Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Cidadania e Direitos Fundamentais. “A realização do curso integra a programação de execução do 'Projeto Refletir', tendo sido escolhido o dia 26 de novembro para o seu encerramento para registrar a atuação do Centro de Apoio da Cidadania e Direitos Fundamentais MPPB nas ações dos '16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra a mulher'”, disse.

Grupos reflexivos

Elaine informou aos participantes do curso como estão sendo realizadas as atividades dos grupos reflexivos em cada uma das promotorias de Justiça de João Pessoa, Patos e Campina Grande, que já executam o projeto, detalhando os pontos particulares de cada uma dessas unidades do MPPB.

A Promotoria de Justiça de Patos, por exemplo, incluiu no projeto 'Refletir' uma oficina sobre o tema 'saúde do homem'. “Isso é fruto de parceria com a Secretaria de Saúde de Patos. O 'Projeto Refletir' possibilitou a realização de coleta de sangue nos participantes para testagem rápida de DST's, tipagem sanguínea, consulta nutricional e encaminhamentos para os serviços de saúde que se mostrarem necessários. Esse exemplo foi utilizado para apresentar aos participantes o dinamismo que pode ser dado às oficinas dos grupos reflexivos, bem como o caráter de reeducação e de humanização desses grupos”, explicou Elaine.

A coordenadora do Centro de Apoio Operacional também esclareceu as possibilidades de formalização do trabalho das pessoas que queiram trabalhar como facilitadores no 'Projeto Refletir'. Segundo ela, os interessados podem ingressar no projeto através do 'Programa MP Voluntário' ou por autorização decorrente de termo de cooperação que possa ser firmado entre o MPPB e a instituição a que esteja vinculado, inclusive para os estudantes graduandos e pós-graduandos.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */