Acessibilidade  |      

Projeto 'Refletir' é divulgado na Semana Justiça pela Paz, em João Pessoa

O Centro de Apoio Operacional da Cidadania e Direitos Fundamentais do Ministério Público da Paraíba apresentou o projeto “Refletir”, voltado para homens com processos de violência doméstica, durante a XIII Semana Justiça pela Paz em Casa do Tribunal de Justiça da Paraíba, realizada esta semana. A campanha de divulgação se deu no Fórum de Mangabeira, local onde está sendo realizado o mutirão de audiências de processos da Vara de Violência Doméstica da capital.

De acordo com a coordenadora do CAO, promotora Elaine Pereira Alencar, o objetivo é levar ao conhecimento da população a existência do trabalho de grupos reflexivos de homens envolvidos em contexto de violência contra a mulher realizado pelo Ministério Público. Participam da divulgação promotoras de Justiça e servidoras do MPPB e instituições parceiras.

Além do MPPB, outros várias instituições, como a Secretaria de Estado da Mulher, Secretaria Extraordinária de Mulheres de João Pessoa e Defensoria Pública, divulgaram os programas e ações que executam na luta do enfrentamento à violência doméstica contra a mulher.

 

Projeto

A promotora Elaine Alencar destaca que o projeto Refletir na Promotoria de João Pessoa, que conta com a atuação da promotora Dulcerita Alves, é realizado em parceria com o Unipê, por intermédio da professora Leda Maia, com grupos de alunos do curso de Psicologia, e pela colaboradora voluntária, a advogada Marília Albernaz. O projeto do MPPB teve início em fevereiro de 2018. Desde então foram realizadas três capacitações, sendo uma dirigida aos promotores de Justiça e duas para formação de facilitadores.

O primeiro grupo reflexivo teve inicio em julho, tendo sido concluídos três grupos, e atualmente, está em desenvolvimento mais dois grupos. Além de João Pessoa, executam o projeto Refletir as Promotorias de Justiça de Campina Grande e Patos. Ao todo são realizadas 10 oficinas com rodas de conversas, apresentações de filmes, realização de dinâmicas e estímulo à reflexão e compartilhamento de experiências, tendo como facilitadoras estudantes de Psicologia do Unipê. Durante os encontros, são discutidas questões de gênero, tipos de violência, a importância do diálogo, entre outros.

A promotora ressalta ainda que o projeto foi estruturado com base na atividade realizada pelo Núcleo de Apoio à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Namvid), do Ministério Público do Rio Grande do Norte.

 

 

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */