Acessibilidade  |      

Fórum da Mulher e da Diversidade Humana quer estudo sobre "mulheres no poder"

Representantes do Fórum Interinstitucional Permanente da Mulher e da Diversidade Humana se reuniu na última segunda-feira, na sede do Ministério Público da Paraíba, na Capital. Elas discutiram as primeiras iniciativas do colegiado para dar início aos objetivos do termo de cooperação, assinado por nove instituições, em março deste ano, entre elas, a necessidade de se fazer um diagnóstico sobre “mulheres no poder” e de ampliar a representação social abrindo o fórum para a participação de outras instituições públicas e não-governamentais.

Participaram da reunião a promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional Cidadania, Elaine Pereira de Alencar; a juíza do Tribunal de Justiça da Paraíba, Graziela Gadelha de Sousa; as representantes do Ministério Público de Contas, Sheyla Barreto Braga de Queiroz; da Defensoria Pública, Maria dos Remédios Mendes Oliveira; da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres de João Pessoa, Themis Gondim de Oliveira e Liliane de Oliveira; da Secretaria de Estado da Mulher e Diversidade Humana, Elinaide de Carvalho e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ana Cristina Estrela.

De acordo com a promotora Elaine Alencar, ficou ajustado durante a reunião a necessidade de se fazer uma pesquisa, por amostragem, para diagnosticar a situação das instituições em relação a ocupação de cargos de chefia por mulheres. Para isso será feita uma parceria com uma instituição de ensino superior que desenvolva esse tipo de trabalho, ficando a cargo desta definir a amostragem e a metodologia.

“A partir deste diagnóstico, serão montadas as melhores estratégias a serem implementadas para dar visibilidade à situação e os caminhos que levem à paridade entre homens e mulheres, inclusive (na distribuição de cargos e salários). Vamos partir do dado concreto para ações específicas. Também decidimos convidar outras instituições, não só ligados ao sistema de Justiça, mas universidades, organizações públicas e não-governamentais para integrarem esse fórum interinstitucional”, disse Elaine Alencar.

Atualmente, participam do Fórum Interinstitucional da Mulher e da Diversidade Humana representantes dos ramos do Ministério Público do Estado (MPPB), Federal (MPF), de Contas (MPC) e do Trabalho (MPT); da Ordem dos Advogados (OAB); do Tribunal de Contas do Estado (TCE); da Defensoria Pública e das secretarias da Mulher do Estado (Semdh) e do Município de João Pessoa (SPPM).

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */