Acessibilidade  |      

"Nenhuma a menos, Paraíba": mensagem contra o feminicídio repercute em CG

A violência doméstica tornou-se uma endemia e o enfrentamento ao feminicídio precisa de toda dedicação e compromisso dos órgãos que compõem a rede de proteção às mulheres vítimas de violência”, disse a promotora de Justiça, Ismânia Pessoa, durante ação da campanha “Nenhuma a Menos, Paraíba”, em Campina Grande, na manhã desta terça-feira (10/09). O evento, promovido pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), contou com a participação de representantes de órgãos públicos e instituições no combate às mortes de mulheres em decorrência do gênero (feminicídio).

O evento na Promotoria de Campina Grande contou com a participação do
juiz da Violência Doméstica, Antônio Gonçalves Ribeiro Júnior;
da promotora de Defesa da Mulher em Campina Grande, Jamille Lemos; da coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Marli Castelo Branco; da advogada do Centro Estadual de Referência da Mulher, Paula Oliveira, e da delegada subcoordenadora estadual das Delegacias da Mulher, Mayra Roberta.

A ação também contou com outros profissionais dos centros de referência em assistência social (Creas e Cras) da Prefeitura de Campina Grande e de outros municípios da região, como Boa Vista, Massaranduba, Lagoa Seca, Queimadas, Pocinhos, Cabeceiras e Alagoa Grande, além de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), dos centros de Referência da Mulher do Município e do Estado e voluntárias da ONG Mulheres de Peito.

De acordo com Ismânia Pessoa, que atua na Promotora da Mulher em Campina Grande e integra o Núcleo de Gênero do MPPB, o evento foi impactante, justamente por ter reunido tantos representantes de órgãos que compõem a rede. “Acreditamos que renderá muitos frutos, pois despertou na plateia o interesse pelo tema. Foi gratificante”.

 

A campanha

A campanha “Nenhuma a menos, Paraíba” foi lançada no mês passado chamado de “Agosto Lilás” em alusão à luta contra a violência doméstica. Está sendo promovida pelo Núcleo de Gênero do MPPB, em parceria com a Câmara Municipal de João Pessoa, e tem recebido a adesão de outros órgãos pelo Estado, a exemplo das prefeituras de Campina Grande e de São Bento. O objetivo principal é conscientizar a sociedade sobre o que é o feminicídio e como combater. Isso porque dados mostram que, de janeiro de 2018 a julho deste ano, 41,6% das 125 mulheres assassinadas na Paraíba, foram vítimas de feminicídio, ou seja, foram mortas por causa da condição de mulher.

Com essa campanha, o MPPB também quer conscientizar autoridades responsáveis pelos inquéritos policiais e pelas denúncias relacionadas a assassinatos de mulheres a reconhecerem quando as mortes podem ser enquadradas como feminicídio, aplicando a qualificadora. A população também está sendo alertada sobre a importância de denunciar qualquer violência contra a mulher. A denúncia pode ser feita em qualquer delegacia e em serviços telefônicos (123, 190 e 197) e por qualquer pessoa que a presencie ou tenha conhecimento.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */