“Meu corpo não é sua folia”: 22 municípios já aderiram à campanha
A campanha contra a importunação sexual “Meu corpo não é sua folia”, promovida pela Rede de Proteção às Mulheres em Situação de Violência na Paraíba (Reamcav), já ganhou a adesão de 22 municípios, desde a semana passada, quando foi lançada. As prefeituras estão abraçando a ideia e se comprometendo a divulgar a mensagem de conscientização e os canais para denúncia do crime, durante os festejos carnavalescos locais. A última adesão foi do Município de Sapé, que firmou compromisso com a Promotoria de Justiça do Município, na manhã desta segunda-feira (10/02).
O termo foi assinado pela promotora de Justiça de Sapé, Caroline Freire Monteiro da Franca, integrante e secretária do Núcleo Estadual de Gênero do MPPB; a secretária municipal de Administração, Maria das Graças Feliciano Medeiros; o gerente de Fomento ao Turismo, Valter Pereira de Brito, e o representante da Procuradoria do Município, Geminiano Luiz Maroja Limeira Filho.
“Queremos agregrar o maior número de parceiros e municípios, bem como todos os integrantes do movimento carnavalesco no Estado, para que participem ativamente da campanha pela conscientização da necessidade do respeito à mulher e pelo combate à importunação sexual. A Prefeitura de Sapé expressou o interesse em aderir plenamente com ações efetivas de divulgação, entre elas, a inclusão do jingle da campanha no repertório dos blocos e a menção dos canais de denúncia (as polícias Civil e Militar, através dos telefones 197 e 190)”, explicou a promotora.
O crime de importunação sexual está previsto na Lei Lei 13.718/2018 e é caracterizado por qualquer "ato libidinoso na presença de alguém e sem seu consentimento".
Municípios engajados
- Alagoinha
- Barra de São Miguel
- Bayeux
- Boqueirão
- Cabedelo
- Cachoeira dos Índios
- Catingueira
- Cuitegi
- Duas Estradas
- João Pessoa
- Junco
- Lucena
- Mamanguape
- Patos
- Pombal
- Queimadas
- Rio Tinto
- Sapé
- São Bento
- São José do Bonfim
- Uiraúna
- Várzea.
A campanha
A campanha “Meu corpo não é sua Folia” foi lançada, na última quarta-feira (5/02), em João Pessoa. Além das peças de divulgação (video e jingle, leques, banners e cards para as redes sociais), a ação vai contar com o reforço do efetivo policial e a disponibilidade de delegacias móveis nas prévias carnavalescas da Capital. As delegacias especializadas no Atendimento à Mulher também estarão presentes nos eventos da capital e no interior.
A campanha também está tendo o apoio do cantor e compositor Fuba, que criou o jingle interpretado pela cantora Madu Ayá; da rede Nord Hotéis e de blocos carnavalescos, como Vumbora, Muriçocas de Miramar, Muriçoquinhas, Cafuçu, Virgens de Tambaú.
A Reamcav é integrada por vários órgãos, como Ministério Público da Paraíba, Tribunal de Justiça, Governo do Estado, Poder Legislativo e sociedade civil organizada.