MPPB vai promover webinar sobre machismo e sistema de Justiça
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) vai promover, na nesta quinta-feira (3/12), às 14h, o webinário “O machismo estrutural e o sistema de Justiça. Um debate necessário?”. O evento integra a campanha mundial pelos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher e será realizado pela plataforma Zoom, com transmissão simultânea pelo canal do Núcleo de Ensino a Distância (Nead/Ceaf) no Youtube. Os participantes receberão certificado. Para se inscrever, clique AQUI.
O seminário online está sendo organizado pelo Núcleo de Gênero, pela Promotoria de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar de João Pessoa e pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf). Ele é destinado a membros e membras, servidores e servidores do Ministério Público, a integrantes da rede de proteção à mulher, docentes, estudantes e à comunidade em geral.
Conforme explicou a promotora de Justiça, Rosane Araújo, que atua na defesa da mulher em João Pessoa e integrante do Núcleo de Gênero do MPPB, o webinar tem como objetivo discutir a violência de gênero como eixo estruturante de uma sociedade desigual marcada pelo sistema patriarcal e proporcionar um debate multidisciplinar e interseccional sobre a violência de gênero no sistema de justiça.
Palestrantes
O webinar será mediado pela promotora de Justiça do MPPB, Rosane Araújo e terá como palestrantes a promotora de Justiça, Valéria Scarance, coordenadora do Núcleo de Gênero do Ministério Púbico de São Paulo (MPSP), mestre e doutora em processo penal e a promotora de Justiça Érica Canuto, coordenadora do Núcleo de Apoio à Mulher Vítima de Violência Doméstica (Namvid) do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e doutora em Ciências Sociais.
16 Dias de Ativismo
Conforme explicou Rosane Araújo, os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma campanha anual e internacional que começa no dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. “Essa ação global serve de estratégia de mobilização para engajamento na prevenção e eliminação da violência contra as mulheres e meninas, e tem como objetivo promover debates, denunciar, prevenir a violência contra mulheres e meninas”, acrescentou.
A data de 25 de novembro, dia mundial pelo fim da violência contra a mulher, é uma homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa (conhecidas como “Las Mariposas”), que foram assassinadas em 1960, por fazerem oposição ao governo do ditador de Rafael Trujillo, que presidiu a República Dominicana de 1930 a 1961, quando foi deposto.