“Refletir”: projeto do MPPB é selecionado pelo Programa de Mentorias do CNMP e ONU
O Projeto Refletir, desenvolvido no âmbito do Ministério Público da Paraíba, foi selecionado pela Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CPE/CNMP) para o Programa de Mentorias. Dos 142 membros do Ministério Público Brasileiro inscritos no Curso de Gestão de Projetos, 16, incluindo a promotora de Justiça do MPPB, Dulcerita Alves, receberão tutoria individual e específica, numa parceria do CNMP com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos. A divulgação foi feita nessa segunda-feira (30/11).
Dulcerita Alves destacou que o ano de 2020 foi atípico e de muitas dificuldades, mas trouxe aprendizados que permitirão avançar no trabalho relacionado ao combate à violência doméstica, na Paraíba. “Foi um ano em que fomos pegos de surpresa, desde março parados, projetos suspensos, e, confesso que pensava como contribuir de alguma forma com os projetos desenvolvidos no nosso MPPB, nem que fosse na forma de aperfeiçoamento para que, em 2021, pudéssemos por em prática o que foi aprendido”, contou.
Uma das formas encontradas pela promotora para avançar nessa área foi ingressar no curso virtual de gestão de projetos para membros do Ministério Público Brasileiro, desenvolvido numa parceria entre o CNMP e o Unops, organismo das Nações Unidas especializado em infraestrutura, compras e gestão de projetos. Segundo a promotora, a experiência foi tão gratificante que ao finalizar o curso o próprio CNMP resolveu selecionar projetos para um programa de mentoria.
“Nesse contexto, percebi que seria a chance de concorrer com um dos projetos desenvolvidos no Ministério Público da Paraíba, pois uma mentoria do Unops só agregaria valor e conhecimento ao nosso trabalho. Nosso objetivo é crescer como projeto para que mais homens possam ser envolvidos e que, a partir da mudança de vida deles, possamos contribuir para um mundo com menos violência contra a mulher. Vejo a mentoria do Unops como um presente, nesses ‘16 Dias de Ativismo’, fruto do trabalho silencioso, porque sei que, nesse período de pandemia, estamos ‘distanciadas, sim, mas isoladas, nunca”, ressaltou.
Programa de Mentorias e o ‘Refletir’
O Programa de Mentorias é uma extensão do trabalho iniciado com o curso Gestão de Projetos, que foi oferecido a três turmas, nos meses de agosto, setembro e outubro. A capacitação é fruto de parceria entre a CPE/CNMP e o Unops e teve como objetivo contribuir para sensibilização e capacitação de membros do MP a respeito do tema “Gestão de Projetos”, ampliando a visão sobre metodologia e instrumentos que podem ser aplicados ao cotidiano para o atingimento de objetivos estratégicos, por meio do planejamento, execução e controle dos projetos. Entre os dias 7 e 10 deste mês, por meio da plataforma Teams, será feita a tutoria individual e específica dos projetos selecionados.
O Refletir, cuja gestora é a promotora Dulcerita Alves, foi iniciado no âmbito do MPPB em 2018 e consiste na formação de grupos reflexivos de homens sentenciados ou que respondem a processos judiciais, inquéritos policiais ou estão submetidos à medida de proteção, envolvidos em contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher. O objetivo é despertar uma reflexão sobre suas atitudes, fazendo com que internalizem uma conduta de comportamento assertivo, não mais reincidindo na prática de atos agressivos. Cada grupo tem oito reuniões onde são tratados temas relativos à violência doméstica e ao final há a “formatura” dos participantes, tornando-os multiplicadores da prática da não violência contra a mulher.
Os projetos selecionados:
-
Atendimento Virtual - Luciana Cano Casarotto/MPRS
-
Ciclo da Energia Nuclear Brasileira - Ígor Miranda da Silva/MPF
-
Educação de Valores - Renata Dantas de Morais e Macedo/MPGO
-
Educação rural de qualidade - Marcia Mirele Stefanello Valente/MPTO
-
Fiscalização de desmatamentos em Porto Alegre - Alexandre Sikinowski Saltz/MPRS
-
MPTO Criminal Consensual - Cynthia Assis de Paula/MPTO
-
Municípios sustentáveis e belos Claudio - Antonio Rodrigues Estivallet Junior/MPRS
-
Na pandemia, a melhor companhia! - Andréia Cristina Peres da Silva/MPMS
-
Notificar para Proteger - Daniella Costa da Silva/MPMS
-
O que os olhos veem a Lei não alcança? - Márcia Regina Ribeiro Teixeira/MPTO
-
Projeto Acolhida Renata Ruth - Fernandes Goya Marinho/MPMS
-
Projeto Diálogos no MP Roberto - Luis De Oliveira Pimentel/MPSP
-
Projeto Escutar - Juliana de Sousa Andrade/MPSP
-
Projeto Refletir - Dulcerita Soares Alves/ MPPB
-
Recorte do quesito raça-cor nos boletins COVID19 - Irene Cardoso Sousa/MPPE
-
Todos contra a violência contra a mulher - Nadilson Portilho Gomes/MPPA