Acessibilidade  |      

16 Dias de Ativismo: MPPB inscreve para webinar sobre direitos humanos e igualdade de gênero e raça

O Ministério Público da Paraíba realiza, na próxima quinta-feira (10/12), o webinar “O Ministério Público na Efetivação dos Direitos Humanos e da Igualdade (Gênero e Raça)”. O evento online, que ocorrerá a partir das 14h pela plataforma Zoom, faz parte das atividades relacionadas aos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”, uma mobilização anual e internacional que começa no dia 25 de novembro. As inscrições também são online (clique AQUI). O webinar é promovido pelo CAO Cidadania, pelo Núcleo de Gênero e pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento funcional (Ceaf), órgãos do MPPB.

De acordo com a promotora de Justiça do MPPB, Rosane Maria Araújo e Oliveira, que atua na defesa dos direitos das mulheres em João Pessoa e membra do Núcleo de Gênero do MPPB, o objetivo do evento é discutir o papel do Ministério Público na manutenção dos pilares estruturantes do Estado Democrático de Direito.

“Também queremos proporcionar um debate multidisciplinar e interseccional sobre as causas estruturantes das desigualdades, racial, de gênero, econômicas e sociais no Brasil, e do papel do Ministério Público na construção de uma sociedade livre, justa e igualitária, sem discriminação de raça, etnia e gênero e suas interseccionalidades”, explicou.

Os palestrantes
Um dos palestrantes do evento é Marcelo Goulart, promotor de Justiça aposentado do MPSP; presidente do Instituto Brasileiro de Pesquisas e Estudos em Ministério Público, Direito e Democracia e integrante do Coletivo Transforma MP e autor do livro ‘Elementos para uma teoria geral do Ministério Público’. A promotora de Justiça Lívia Sant’ana Vaz também fará palestra. Ela é coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção aos Direitos Humanos e Combate a Discriminação do MPBA e também foi nomeada uma das 100 pessoas de descendência africana mais influentes do mundo.

A terceira palestrante do evento é Ludmila Reis Brito Lopes, procuradora Regional do Trabalho; membra do Comitê de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do MPT; coordenadora do GT Racismo e Trabalho e do Fórum de Inclusão das Pessoas com Deficiência do DF e co-coordenadora do Movimento Nacional de Mulheres do Ministério Público.

Mediação e público
Além da promotora de Justiça Rosane Araújo, fará a mediação do evento a também promotora de Justiça do MPPB e coordenadora do CAO Cidadania do MPPB, Liana Espínola Carvalho. O público-alvo do eventos são membros, membras, servidores e servidora do Ministério Público, integrantes da rede de proteção à mulher, docentes, estudantes e a comunidade em geral interessada no tema.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */