Acessibilidade  |      

Projeto Refletir: MP promove capacitação para profissionais da rede de proteção de 18 municípios

O Ministério Público da Paraíba realizou, nesta terça-feira (16/05), uma capacitação do Projeto “Refletir” com profissionais da rede de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica de 19 municípios. Esses servidores atuarão como facilitadores em grupos reflexivos para homens envolvidos em contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher. 

A iniciativa ocorreu de forma online e teve a participação da gestora do projeto, a promotora de Justiça Dulcerita Soares Alves, dos promotores de Justiça Herbert Vitório Serafim de Carvalho, de Santa Rita, e Ismânia Pessoa, de Campina Grande. Os promotores de Justiça Vanessa Bernucci Pistelli (Piancó), Ana Luiza Braun Ary (Cajazeiras), Juliana Couto Ramos Sarda (Bayeux), Izabella Maria de Barros Santos (Sousa), Ana Carolina Coutinho Ramalho (Itabaiana) e Sávio Pinto Damasceno (São José de Piranhas), que aderiram ao projeto, encaminharam servidores da rede de proteção dos municípios abrangidos por suas respectivas promotorias. A capacitação foi ministrada pela facilitadora do projeto, a advogada Marília Carvalho. 

A promotora Dulcerita Soares Alves informou que a capacitação já vinha sendo pedida por vários promotores de Justiça, inclusive pelos que ingressaram na instituição recentemente e já se mostram sensíveis à causa. “As capacitações do Refletir sempre com número elevado de interessados só vêm mostrando que o MPPB está no caminho certo pois quando se trata de violência doméstica um novo olhar restaurativo, humanizado e acolhedor é tão importante quanto apenas a letra fria da lei e a punição. Estamos numa virada copérnica em que devemos abandonar nossas armas de guerra e reconhecer que a violência doméstica precisa de parceiros para a mudança de lentes”.

A promotora Ismânia Pessoa destacou a importância do projeto no enfrentamento da violência doméstica contra as mulheres ao trabalhar a desconstrução da masculinidade tóxica. “O projeto Refletir vem como um complemento no enfrentamento e combate à violência trabalhando a reeducação e reabilitação de homens autores de violência doméstica,  familiar ou afetiva contra a mulher, sendo um grande aliado às ações de atenção e proteção destinadas à mulher”.

Participaram da capacitação 61 servidores dos municípios de Piancó, Santana dos Garrotes, Emas, Aguiar, Nova Olinda, Igaracy, Cajazeiras, Bayeux, Campina Grande, Cruz do Espírito Santo, Santa Rita, Sousa, Itabaiana, Juripiranga, Salgado de São Félix, Mogeiro. Monte Horebe, Bonito de Santa Fé e Carrapateira. Segundo a promotora Dulcerita Alves, dentre os próximos passos, está a busca por parcerias e convênios com universidades que se sensibilizarem com o tema.

 

O Projeto

O Projeto Refletir foi criado no ano de 2018, no âmbito do MPPB, para promover uma reflexão em homens que respondem a inquéritos policiais ou processos judiciais ou que tenham sido submetidos à medida de proteção e assim, internalizar uma conduta de comportamento assertivo, para que não voltem a praticar os atos agressivo. Desde que foi criado, 247 homens em contexto de violência doméstica participaram de nove grupos reflexivos, que contemplaram os municípios de Piancó, Santana dos Garrotes, Emas, Aguiar, Nova Olinda, Cajazeiras, Bom Jesus, Bayeux, Campina Grande, Cruz do Espírito Santo, Santa Rita, Sousa, Itabaiana, Juripiranga, Salgado de São Félix e Mogeiro.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */