Acessibilidade  |      

Evento do MPPB marca encerramento do Mês da Mulher em Bayeux

Evento do MPPB marca encerramento do Mês da Mulher em Bayeux

O Ministério Público da Paraíba promoveu um evento especial, nesta segunda-feira (31/03), para marcar o encerramento do Mês da Mulher em Bayeux. Na ocasião, o MP divulgou o “Plano de Segurança para Vítimas de Violência Doméstica”. A publicação é direcionada às mulheres vítimas desse tipo de violência e tem como objetivo orientá-las a como identificar um relacionamento abusivo; se estão sofrendo violências psicológica e/ou patrimonial e o que precisam fazer para sair dessa situação.

“O evento trouxe a preocupação a respeito dos reflexos da violência praticada contra as mulheres, evidenciando a necessidade de salvaguardar os seus direitos. Encerra as ações desencadeadas no curso do mês de março, marcado pelo Dia Internacional da Mulher (8 de março). Durante esse mês, em Bayeux, houve uma série de ações desencadeadas por órgãos do governo e não governamentais que se destinaram a propagar e promover os direitos das mulheres e evidenciar a necessidade enfrentamento aos atos de violência”, explicou a promotora de Justiça Juliana Couto, que atua na defesa da mulher em Bayeux.

O evento teve a participação de mulheres oriundas de comunidades, integrantes de associações civis e órgãos do governo municipal e contou com palestras da promotora de Justiça Juliana Couto; da delegada da mulher de Bayeux; e da equipe do Centro de Referência de Atendimento à Mulher. 

“Fizemos um chamamento à comunidade a respeito da necessidade de denunciar, reconhecer os tipos de violência desencadeadas habitualmente às mulheres, as abordagens devam ser empregadas, os canais de acionamento, dos locais de atendimento, para que as pessoas, empoderadas pelo conhecimento, possam servir de multiplicadores e eventualmente, possam buscar às autoridades competentes para fazer cessar o ciclo em que muitas mulheres possam estar, eventualmente, inseridas”, disse a promotora. 

Ainda durante o evento, foram expostos trabalhos artesanais, oriundos de cursos de qualificação profissional destinados a mulheres que enfrentam situação de vulnerabilidade e risco de violência. “Esses cursos têm como objetivo garantir autonomia às mulheres, visto que autossuficientes e empoderadas, encontram forças para quebrarem o ciclo da violência em que inserem”, afirmou a promotora Juliana Couto. 

A promotora mais uma vez fez um chamamento à população para se engajar na causa. " procuramos evidenciar que, uma vez a população ajudando e apoiando aquela vítima, não só oferta préstimos à mulher, mas toda a sua família, que é o cerne e base da sociedade bayeuense. A violência contra a mulher resvala em detrimento de toda a comunidade de Bayeux, incrementando os problemas sociais já existentes e os índices de criminalidade. Então, esse chamamento serve para que todos possam ajudar no combate à violência contra a mulher”, concluiu.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */