Acessibilidade  |      

Banco Vermelho no MPPB de Santa Rita convida à reflexão e ação contra feminicídio

Banco Vermelho no MPPB de Santa Rita convida à reflexão e ação contra feminicídio

Quem passar pela sede do Ministério Público da Paraíba em Santa Rita pode, a partir desta sexta-feira (22/08), ver de perto o símbolo de um projeto de conscientização sobre a violência contra a mulher e o feminicídio e se engajar na campanha. O Banco Vermelho é uma das iniciativas do MPPB durante o Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização sobre a violência e o feminicídio. A ideia nasceu na Itália e, aqui no Brasil, ganhou força pela lei federal 14.942/2024, que determina a instalação de bancos vermelhos em espaços públicos para alertar sobre o feminicídio e provocar a sociedade para que reflita sobre a necessidade da prevenção e de parar com o derramamento de sangue de mulheres - daí o nome do projeto. 

O Banco Vermelho inaugurado nesta sexta foi confeccionado por presos que estão no Presídio Padrão de Santa Rita por crimes de violência sexual e doméstica. A promotora de Justiça Ana Maria França, substituta da promotoria da Mulher e promotora das Execuções Penais de Santa Rita, destacou a importância da parceria com a secretaria de Administração Penitenciária, por meio do secretário João Alves; e com a direção do presídio. Ana Maria França explica como isso aconteceu: "Lançamos a ideia para o diretor do Presídio Padrão de Santa Rita que, de imediato, iniciou os trabalhos, selecionando os apenados de acordo com os crimes praticados, que deveriam ser aqueles com histórico de violência doméstica e sexual. Tivemos o cuidado nesta seleção para fazê-los refletir e colaborar, de alguma maneira, e dar visibilidade para a necessidade de prevenção à violência doméstica e suas consequências nefastas às vítimas e aos próprios autores da violência".

O resultado do trabalho, estampado em tinta branca no vermelho do banco, é um convite permanente, claro e direto a todos: “Lutamos pela vida. Sentar e Refletir. Levantar e agir.” E arremata com o número 180, do Disque Denúncia. 

O Ministério Público em Santa Rita fica na rua Maria de Lourdes Serejo Silva, s/n, no Alto dos Eucaliptos.

 

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */