Profissionais da beleza são capacitados sobre violência doméstica, em Bayeux
Profissionais da beleza do município de Bayeux, na Região Metropolitana de João Pessoa, participaram, esta semana, da capacitação contra a violência doméstica promovida pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) e a Prefeitura Municipal de Bayeux, por meio da Secretaria de Política Públicas para Mulheres e Diversidade Humana.
O evento aconteceu na última segunda-feira (13/10), no Fórum da cidade, e contou com cerca de 50 pessoas, entre elas a 6ª promotora de Justiça de Bayeux, Juliana Couto, que atua na defesa da mulher vítima de violência; a coordenadora do Centro de Apoio Operacional dos direitos das mulheres (CAO Mulheres), Dulcerita Alves; a prefeita municipal, Tacyana Leitão; a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Dani Dantas e a maquiadora profissional Windy Farias.
Segundo Couto, a capacitação integra o Procedimento de Gestão Administrativa 001.025.095373. “Pensou-se na formação dos profissionais da beleza, no sentido de reconhecer as violências, a partir do diálogo que, usualmente, mantêm, com os clientes, para fins de aconselhamento, compreendendo quais são e como se externam os formatos de violência, como devem agir para orientar essas mulheres, como proceder e os canais de denúncia disponíveis”, disse.
Além das representantes do MPPB, também ministraram palestras a delegada Amin Oliveira e profissionais da secretaria municipal. A delegada falou sobre o aspecto da repressão criminal da violência doméstica; explicou, tratou sobre onde está localizada a Delegacia da Mulher, como é o tratamento da demanda sobre a violência doméstica, como essa mesma violência pode ser reconhecida e como se opera o fluxo de atendimento.
Já as profissionais da secretaria municipal falaram sobre os órgãos de proteção existentes no município, com ênfase no funcionamento do Centro de Referência de atendimento da Mulher, explicando a quem se destinam.
Couto destacou as ações da Promotoria de Justiça para o enfrentamento da violência contra a mulher no município de Bayeux. “Vínhamos fomentando uma série de capacitações alinhadas com a Secretaria Municipal para que os profissionais da saúde fossem formados para reconhecer violências contra mulheres. Estimulamos capacitações igualmente voltadas às equipes das secretarias de assistência social. O programa municipal ‘Maria da Penha vai às escolas’, também se presta a sensibilizar a comunidade escolar sobre o assunto. Então, esse projeto, trazido pelo CAO, veio somar à trajetória que já se havia se delineando no município no sentido de, trabalhando a prevenção, formar órgãos e pessoas que lidam com mulheres para que entendam a violência de gênero, saibam reconhecê-la nas vítimas que aportam nos serviços e possam orientar melhor essas pessoas”, disse.